O mês de junho já se despede, mas deixa as festas juninas (e julinas), que fazem parte das comemorações tradicionais no calendário brasileiro. Ingrediente presente em quase todas as receitas, o milho é também um cereal completo e suas variações rendem pratos salgados e doces de dar água na boca.
No milho encontramos carboidratos, fibras, vitaminas A, E, B e sais minerais. Com tantos nutrientes, ajuda a regular o aparelho digestivo, protege o sistema reprodutor, fortifica os músculos, principalmente o coração, e também auxilia no crescimento. Independente da forma como é consumido, a absorção das vitaminas e demais substâncias é a mesma.
Com o milho é possível fazer muitas receitas. O verde, por exemplo, é muito apreciado em todo o país, seja cozido ou assado na espiga e também como pamonha, curau e mingau. Outros tipos de milho podem ser encontrados com bastante facilidade, como o branco, especial para canjica, o seco para pipoca, além da farinha de milho e de fubá, que são utilizadas para fazer polentas, cuscuz e outras delícias.
É importante ressaltar que o alto teor de carboidratos faz do alimento uma grande fonte de energia, mas é preciso atenção na hora de escolher o cardápio, uma vez que as calorias dependem do tipo de milho e do preparo do prato.
Na hora da compra a dica é escolher espigas com as folhas verdes e cabelo marrom escuro. Quanto mais amarela e seca estiver, mais dura estará.
Que todos os pratos preparados com milho são uma delícia, não há dúvidas. Mas é preciso ficar sempre atento às quantidades consumidas de cada um desses alimentos. Moderação é imprescindível durante as festas!
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário