Nutrição: Tomate: conheça seus benefícios

Por: Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra

O tomate, que está sempre presente na mesa dos brasileiros, é uma grande fonte de nutrientes e substâncias que combatem doenças. É rico em licopeno, uma substância antioxidante que quando absorvida pelo organismo ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres, ajudando assim no retardamento do envelhecimento celular.

Alguns benefícios do consumo do tomate cru ou cozido:

- Combater afecções da próstata, bem como evitar a formação de células cancerosas nela;

- Ação depurativa, diurética e laxativa (o tomate é rico em fibras, o que ajuda a regular o funcionamento do intestino);

- Manter a formação de novas hemáceas (células responsáveis pelo transporte do oxigênio) e leucócitos (células responsáveis pelo sistema imunológico), sendo, portanto, útil na defesa contra infecções;

- Combate a infecções e formação de células cancerosas no sistema digestivo;

- Evita a oxidação do colesterol

De custo baixo e fácil de encontrar, garante um sabor original aos cardápios. Pode ser usado das mais diversas formas: em molhos, saladas, caldos, sopas, sucos ou desidratado (seco). Além de ser um alimento saboroso, contém poucas calorias (21 cal/ 100 g), é fonte das vitaminas A, B e C, e em sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Na hora de comprar leve em conta a forma como será preparado. Eles precisam ser bem maduros e vermelhos para dar cor e consistência aos molhos, sopas, cremes e sucos, mas não há necessidade de que sejam grandes e bonitos. Se for usá-los em saladas, escolha os tipos grandes, que não estejam machucados, de cor uniforme, lisos e brilhantes. Nunca pegue os com manchas escuras.

Conserve-os na geladeira. A temperatura baixa diminui a ação de enzimas que levam à redução dos nutrientes. E aproveite para colocá-los em sacos plásticos bem secos, para evitar a perda de água e de suculência. Não os deixe na geladeira por mais de uma semana.

Infelizmente, o tomate é um dos alimentos mais prejudicados por agrotóxicos, devido à grande quantidade deles a que é exposto a fim de manter sua cor bonita, bem como a aparência. Sendo assim, lembre-se de lavar muito bem os tomates antes de preparar molhos, saladas, sopas ou mesmo de consumi-los crus.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade