Elisa Barbosa Loureiro
elisabloureiro@hotmail.com
A vida corrida nos leva a procurar praticidades de vez em quando. O importante é não confundir praticidade com negligência. Se for escolher um alimento não natural, verifique bem o que escolhe, analisando rótulos e buscando informações.
Existe atualmente, no mercado, uma gama de bebidas prontas à base de frutas: suco, suco tropical, néctar e refresco. Essas categorias de produtos são classificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que nomeia a bebida de acordo com a concentração de fruta usada na fórmula.
Conheça abaixo a classificação de cada bebida: o suco de fruta, segundo o Ministério da Agricultura, deve ter 100% da fruta, sem conservantes ou corantes artificiais. O suco tropical é a bebida não fermentada obtida pela dissolução, em água potável ou em suco clarificado de fruta tropical, da polpa de fruta de origem tropical, por meio de processo tecnológico adequado, devendo ter cor, aroma e sabor característicos da fruta, submetido a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo—deve conter 50% de fruta. O néctar é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares, destinada ao consumo direto—deve conter 30% de fruta. E o refresco ou bebida de fruta é a opção não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com ou sem adição de açúcares—deve conter 10% de fruta.
No rótulo da embalagem os ingredientes são ordenados de forma decrescente de acordo com a quantidade adicionada. Desta maneira, o suco mais saudável apresentará uma maior quantidade de polpa de fruta ou fruta e água se comparado ao açúcar. Nesse mesmo item é possível observar a presença de aditivos (corantes, conservadores e etc).
Tanto os sucos de frutas quanto os de soja são ótimas opções para que as crianças levem para a escola, pois têm vitaminas e minerais e os conservantes são mais naturais. Sempre se deve optar pelos que contêm menos corante, sendo interessante olhar quais os ingredientes usados para fazer aquele determinado produto. Os sucos naturais devem ser consumidos em até uma hora, então em momentos mais demorados, a opção escolhida seja de caixinha.
O ideal é fazer o suco em casa—natural é sempre a melhor opção, a segunda é a de polpa de fruta (aquela congelada, fácil de guardar, barata e prática) e a terceira é aqueles que vêm em garrafinha, tipo “Maguary”, que contém suco integral de fruta.
Deixe o seu comentário