Nutrição - Que tipo de panela usar? (parte 1) - 23 a 25 de abril 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 22 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Muitas vezes não damos devida importância a este tema, mas é importante saber qual a composição, os riscos e as melhores panelas para cozinhar nossos alimentos e poder comê-los com todo o sabor e nutrientes que precisamos para uma refeição saudável.

Cada tipo de material possuiu uma capacidade de conduzir e reter calor, de liberar substâncias que podem ser desejáveis ou não, de realçar o sabor dos alimentos — e também diferentes níveis de resistência, tornando a panela mais ou menos durável.

O complicado é saber de que material ela deve ser feita para ser saudável: cobre, alumínio, aço inoxidável, vidro, barro, pedra-sabão, esmaltada ou com película antiaderente? Algumas são benéficas ao organismo, como ferro, cálcio e manganês. Mas outros são metais tóxicos, como chumbo e níquel. Cozinhar em uma boa panela, portanto, é o primeiro passo para uma refeição alinhada com sua saúde.

Quando for escolher, a dica geral é verificar para quem se vai cozinhar e qual alimento será colocado dentro da panela para se aproveitar o melhor que cada tipo oferece. Para o preparo de frituras, por exemplo, alguns materiais como a pedra sabão e o inox não são recomendados.

Confira os tipos de panelas.

PANELA DE COBRE:

Se este tipo de panela não for revestido por outros materiais, o cobre pode ser transferido para os alimentos. Quando ingerido de forma excessiva, o metal ocasiona problemas nos rins.

PANELA DE FERRO:

Esfregar de forma intensa a panela de ferro não é recomendado. Desta forma, corre-se o risco de soltar ferrugem, a qual, dentro do corpo, oxida as gorduras insaturadas, favorecendo a obstrução das artérias. No entanto, a panela de ferro é totalmente indicada para tratar doenças como a anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro. De qualquer forma, cozinhar na “panela da vovô” é uma forma de garantir uma pitadinha a mais deste mineral no organismo.

PANELA DE PEDRA-SABÃO:

O ideal é que, antes de utilizada, a panela de pedra-sabão vá para o forno bem quente por duas horas, cheia de água, untada de óleo por dentro e por fora. Desta forma, ela está pronta para liberar cálcio e magnésio para o corpo, benéficos para o organismo, além de evitar que o níquel, presente em sua composição, migre para os alimentos.

PANELA DE BARRO E CERÂMICA:

Conserva o calor por muito tempo. E, como é charmosa, pode ser levada à mesa. Indicada para o preparo de sopas, cozidos e feijoadas. Tem a desvantagem de demorar mais tempo para esquentar.

Semana que vem tem mais!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade