Nutrição - Previna a diabetes em crianças

Elisa Barbosa Loureiro - elisabloureiro@hotmail.com
sexta-feira, 27 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Muitas crianças desenvolvem diabetes e os pais normalmente não sabem como lidar com esse problema e ficam perdidos. O melhor é conhecer o que é essa doença e tirar todas as dúvidas para ajudar seu filho.

O diabetes é uma doença crônica, caracterizada pela elevação de glicose (açúcar) no sangue e existem diversos tipos, mas os de maior prevalência são o diabetes mellitus tipo 1 e diabetes mellitus tipo 2.

O diabetes do tipo 1 é caracterizado quando o próprio sistema imunológico começa a atacar as células-beta que estão localizadas no pâncreas, como se fossem um vírus a ser combatido e expulso do corpo. Por isso é chamada de doença autoimune. As células-beta são responsáveis pela produção de insulina, que por sua vez é responsável pelo transporte da glicose para dentro das células. O tratamento é feito por meio de injeções diárias de insulina, já que ela não é mais produzida pelo corpo e precisa ser reposta.

A diabetes tipo 2 é hereditária e acontece quando as células resistem à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal. Antigamente era uma doença de adulto, mas com a elevação da taxa de obesidade infantil associada a uma vida sedentária e com maus hábitos alimentares, esse tipo de diabetes aumentou consideravelmente entre as crianças.

É importante ter em atenção as características das primeiras manifestações que são: sede insaciável, aumento da frequência urinária, fome constante e insaciável, perda de peso, alterações de visão e fadiga constante e extrema. Se não for dada a atenção a este tipo de queixas, o resultado pode ser o coma diabético, sendo algumas vezes fatal.

Quanto mais cedo o diabetes for detectado, mais chances tem de eficácia no controle da doença e de evitar complicações futuras. Desde o nascimento há medidas de prevenção ao diabetes como o aleitamento materno, evitando a alimentação artificial, rica em açúcares desnecessários nesta fase.

Os pais devem ficar atentos, incentivando e cobrando dos filhos uma alimentação mais saudável e alguma prática física que os levem a queimar calorias. Mas não adianta querer proibir o consumo de alimentos e bebidas extremamente calóricos. O importante é que a criança perceba que é preciso ter equilíbrio, ou seja, eventualmente pode-se comer um chocolate ou uma pizza, mas a base da alimentação deve ser mais balanceada, com muitas verduras, legumes e frutas na dieta.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade