Nutrição - por Elisa Barbosa Loureiro

sexta-feira, 08 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Dia da Pizza

O dia 10 de julho é o Dia da Pizza. Esta data foi instituída em 1985, baseada num concurso que iria eleger as melhores receitas de mussarela e marguerita.

A pizza é de origem italiana, de Nápoles, e os ingredientes utilizados no seu preparo são os mesmos usados para fazer o pão: farinha de trigo, água, sal e fermento.

Pizza é bom e todo mundo gosta, mas, atenção, ela não pode ser consumida sem moderação. Para quem quer perder ou o manter peso, o ideal é não passar de duas fatias. Quando escolhemos os sabores adequados, o alimento pode ser muito nutritivo.

E mesmo contendo uma explosão de calorias, não podemos deixar de considerar que é um alimento de valor nutricional razoável. A massa é excelente fonte de carboidratos, principal nutriente que nos ajuda a desempenhar as funções diárias de forma adequada. Também possui boas quantidades de proteínas, importantes para a formação e manutenção dos músculos. E, dependendo do recheio, pode conter pouca ou muita quantidade de gordura. É aí que mora o perigo, porque a grande vilã das dietas é a gordura, devido ao alto valor calórico que apresenta.

Entre os ingredientes mais utilizados no recheio estão o queijo e o tomate. Excelente fonte de cálcio, o queijo é fundamental para a formação e manutenção dos dentes, ossos e cartilagens. Além disso, é rico em proteínas, importantes para o desenvolvimento do organismo. Já o tomate é fonte de minerais, como potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro, além de vitaminas A, B e C. O vegetal contém, também, licopeno, substância antioxidante responsável por evitar o envelhecimento precoce.

Escolha ainda coberturas verdes (abobrinha, rúcula e escarola, por exemplo) para sua pizza e corte até 100 calorias da refeição. Outra opção bem leve é montar a opção de atum com cebola.

Orégano e manjericão são as opções preferidas para agregar mais sabor à pizza. E também promovem benefícios à saúde. O manjericão possui ação anti-inflamatória e auxilia na digestão. Já o orégano ajuda a aliviar dores de cabeça e tem ação antibacteriana e anti-inflamatória. Além dos preferidos, outras opções também garantem sabor e aroma que agradam qualquer paladar como tomilho, manjerona, coentro, pimentão, salsa, cebola e alcaparra.

A grande vilã da pizza é a cobertura, geralmente rica em gordura. Portanto, recusar ingredientes calóricos, como provolone, gorgonzola, parmesão, catupiry, calabresa e bacon já é uma excelente atitude para evitar ganhar quilinhos indesejáveis. Lembre-se que, além de calóricos, estes alimentos são ricos em colesterol e gordura saturada do “tipo trans”, que podem se depositar nas artérias, causando doenças cardiovasculares, portanto, é necessário ter moderação.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade