Dezembro é sinônimo de festas, viagens, início de férias e de muito sol. Época de reunir a família e encontrar os amigos de forma descontraída. Por isso é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos—porém, muito cuidado e algumas orientações podem te ajudar nessa maratona de festas sem perder o pique, mantendo uma alimentação equilibrada. Alguns cuidados na alimentação são necessários e úteis para manter a energia em todos os dias de festa.
Ao fazer o seu prato, comece pelos alimentos mais saudáveis. Desta maneira vai sobrar menos espaço no prato para as comidas gordurosas. É importante também mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba por comer uma quantidade maior.
Consuma frutas da época, como manga, pêssego, uva, cereja, e com moderação as frutas secas, como uva passa, tâmaras, damascos, que são bem mais calóricas.
Não deixe de se alimentar de 3 em 3 horas, mesmo na correria das compras, leve na bolsa frutas ou barra de cereais. Esses são trunfos para um lanchinho mais leve fora de casa. Não se esqueça de uma boa hidratação. Durante o dia transpiramos e deixamos de repor os líquidos perdidos. Muito cuidados nos dias mais quentes! Lembre-se da garrafinha de água a todo tempo ao alcance das mãos.
No dia da ceia e do almoço de Natal ou ano-novo faça uma caminhada ou alguma atividade física. A regra do comer demais e malhar de menos é comum nesta época do ano e não funciona. O certo é equilibrar o cardápio e manter o corpo em movimento nem que seja com atividades mais leves.
Utilize as versões lights da maionese, requeijão, creme de leite, leite condensado e refrigerante para o preparo dos alimentos. Isso fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas e vai deixar sua ceia bem mais leve. Outra sugestão é substituir os lights por iogurte natural, se não for interferir no gosto da receita.
No dia seguinte das festas é muito importante retomar uma alimentação equilibrada, evitando consumo excessivo de gorduras, açúcares e doces, e aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras, como as frutas, cereais integrais, hortaliças e vegetais e dar preferências para as carnes magras e leites e laticínios em geral desnatados.
Por fim confraternize as festas de fim de ano com familiares e amigos, alimente-se sem culpa e pense na saúde para o próximo ano.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário