Nutrição - O que levar na marmita?

Elisa Barbosa Loureiro - elisabloureiro@hotmail.com
sexta-feira, 20 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Para não gastar com restaurante todos os dias, uma opção é preparar uma marmita. Além de economizar dinheiro, levar seu próprio almoço para o trabalho é uma forma de controlar o que come. Mas, será que você sabe como montar uma marmita saudável?

Não basta montá-la com tudo o que você tem vontade, é preciso saber conciliar as refeições de forma que fiquem, além de gostosas, nutritivas. Uma refeição saudável não foge do cotidiano do brasileiro: arroz, feijão, um tipo de carne, salada e legumes. O importante é saber equilibrar tudo isso para que você não coma demais e nem de menos os nutrientes essenciais para o organismo.

Aposte nas leguminosas como feijão, grão de bico e lentilha. Fornecem aminoácidos e carboidratos, além de fibras. Se combinados com um cereal (arroz e macarrão, por exemplo) fornecem os aminoácidos essenciais para o organismo. Em dias quentes podem ser consumidas sob a forma de salada e ainda ser combinados com proteínas magras como peito de frango desfiado ou atum fornecendo energia (carboidratos) e aminoácidos para construção muscular. Não é aconselhável temperar antes a salada de folhas ou de legumes. Corte os alimentos depois de higienizados e, quando necessário, cozinhe-os. Armazene-os em um pote separado da comida que será esquentada. Prepare o seu tempero e leve-o em um vidro tampado. Serve pote de geleia vazio ou embalagem de azeitona, por exemplo. Para temperar as hortaliças, use vinagre, azeite de oliva, limão, ervas aromáticas ou vinagrete.

Molhos à base de leite, creme de leite, maionese ou iogurte (molho branco, creme de milho, creme de espinafre) tendem a azedar mais facilmente com oscilações de temperatura. As frituras também devem ser evitadas pois elas perdem a característica e o sabor ao serem requentadas, além de serem ricas em gorduras e substâncias prejudiciais a saúde. Por isso dê preferência a outros tipos de preparação como assados ou cozidos. Evite também o tomate pois solta muita água e acaba umedecendo a comida toda.

Prefira sempre recipientes de vidro, pois o plástico libera substâncias tóxicas, como o bisfenol, principalmente quando aquecidos. O acúmulo dessa substância pode provocar câncer e puberdade precoce entre as meninas, uma vez que se assemelha ao hormônio estrogênio.

Com relação à higiene, conservação e segurança das marmitas, uma dica é, sempre que preparada em casa, levá-la à geladeira imediatamente. Certifique-se que a vasilha da marmita foi bem lavada e ao prepará-la retorne rapidamente para refrigeração. Se o trajeto entre sua casa e o trabalho for muito longo, mantenha a marmita a ser aquecida no freezer durante a noite, assim garantimos que até chegar ao trabalho estará ainda em uma temperatura segura.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade