Nutrição - Mirtilo - 19 a 21 de fevereiro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O mirtilo (em inglês blueberry) é um fruto nativo da América do Norte e repleto de nutrientes, sabor e ainda pobre em calorias. É uma fruta pequena e conveniente para se usar em muitas receitas como batidas, molhos, saladas e doces. Ou também se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascar ou cortar! Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o mirtilo traz à nossa saúde, já se descobriu que o mirtilo é rico em vitaminas e sais minerais. Também tem propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. A fibra é um componente muito abundante nestes frutos; o seu consumo habitual durante os meses em que abundam pode resultar num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.

São ricos em fitonutrientes antioxidantes - as antocianinas - que agem neutralizando os danos dos radicais livres, podendo proteger o cérebro de estresse oxidativo e reduzir complicações relacionadas à idade, como doenças neurodegenerativa, como Alzheimer, devidos aos seus flavonóides, pois exercem efeitos benéficos na aprendizagem e memória. Além de antocianinas, mirtilos contêm o ácido elágico, que bloqueiam as vias metabólicas que podem levar ao câncer.

Pesquisas efetuadas nos Estados Unidos revelaram que os mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, sendo mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.

Alguns benefícios a saúde presentes no mirtilo podem também ser encontrados no brócolis, devido à presença de alguns compostos em comum como a glucorafanina e outros fitonutrientes.

A época dos mirtilos é no verão, quando podem ser consumidos no seu estado natural, frescos; no resto do ano pode-se encontrá-los congelados e secos. Adquira mirtilos frescos que sejam firmes ao toque, com a pele seca e com um brilho prateado. Evite frutas demasiado moles, enrugadas ou com sinais de mofo. Coloque os mirtilos no freezer e use-os até 7 dias após a compra. Lave-os somente imediatamente antes do consumo. Na culinária, ele é utilizado em sucos, geléias, iogurtes, bolos, vinhos, cereais matinais, salada de frutas, crepe e recheios de bolacha. Sua folha pode ser usada em saladas.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade