Nutrição - Lanchinhos saudáveis! - 8 a 10 de outubro 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 07 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Os lanches durante o dia são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo, mantendo o metabolismo constante. O cuidado deve estar na escolha deles, que devem ser balanceados e combinados com as necessidades de energia e nutrientes do organismo.

Muitas pessoas ainda têm o hábito de fazer apenas três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar. Esquecem ou simplesmente julgam não serem importantes os lanchinhos no meio da manhã e da tarde. Quando uma pessoa fica muitas horas sem se alimentar ou faz refeições de baixo valor nutricional pode ocorrer uma queda nos níveis de açúcar do organismo, causando uma situação que chamamos de hipoglicemia (“hipo”, pouco, “glic”, glicose e “emia”, sangue). Ou seja, pouco açúcar circulando no sangue como fonte de energia. Isso pode causar perda ou diminuição da concentração e da atenção, irritabilidade e sonolência, além de sensação de fraqueza e tonturas.

Para que os lanches entre as refeições principais não se tornem um problema para a balança e também para a saúde, é preciso dar preferência a alimentos leves e nutritivos. Veja essas sugestões:

- Banana, iogurte e cereal;

- Suco de uva, pão integral com pasta de ricota e peito de peru;

- Vitamina de leite com frutas e biscoito integral;

- Suco de laranja natural e tostex de pão de aveia com queijo branco;

- Maçã, iogurte e barrinha de cereal;

- Mingau de aveia ou farinha láctea com banana;

- Leite ou bebida láctea, minibolo simples elaborado com farinha integral e frutas;

- Alimentos integrais como bolos, bolachas, biscoitos, pães, cereais e cookies.

Os sanduíches com salsicha, hambúrguer, ovo, maionese, embutidos calóricos como salame, mortadela e queijos amarelos (cheddar, prato, muçarela, Catupiry) podem, esporadicamente, fazer parte do seu cardápio, pois são ricos em gorduras. Prefira sanduíches naturais, frutas, sopas e caldos ou outros alimentos mais leves.

Quanto aos salgados, evite os que são fritos ou os que são feitos com massa folheada (croissant) e “podre” (empada, quiche), pois também são muito gordurosos. Se for consumi-los, prefira os assados (esfirra, pão de queijo, pão de batata), mas não exagere.

Dê preferência aos sucos e chás ao invés do refrigerante, mas se a ideia for servir a bebida gasosa em algum dia da semana, o consumo deve ser moderado.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade