Nutrição: Ingerir líquido durante as refeições é prejudicial?

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Você sempre ouviu dizer que não deve beber água, suco, refrigerante ou outro líquido qualquer durante as refeições porque faz mal, engorda, aumenta a barriga, mas será que é verdade? Não pode mesmo? Qual a explicação para isso?

Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de inchaço abdominal, o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.

A ingestão de líquido junto às refeições faz com que os alimentos mal mastigados sejam engolidos com mais facilidade. Esse fator agrava ainda mais o problema, pois todos sabemos que quanto mais mastigarmos os alimentos, mais fácil se torna a digestão e mais rapidamente nos sentimos saciados. É importante tomar cuidado com o excesso de líquido e a falta de mastigação, pois essa é uma combinação que impede a pessoa de conseguir uma digestão adequada.O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes, pois os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino, local onde ocorre a absorção.

E para as pessoas que não conseguem abandonar esse costume, o tipo de líquido ingerido também é importante. Os refrigerantes e águas com gás são mais prejudiciais, pois possuem gases que dilatam ainda mais o estômago. Nesse caso, o recomendado é que você beba água ou um suco de frutas natural.

E beber durante as refeições faz com as pessoas comam mais ou menos? Nesse ponto há controvérsias. Alguns estudos mostram que, por ajudar a distender o estômago, a bebida ajudaria a acomodar maior quantidade de alimento. Porém, outros estudos mostram o contrário: tendo parte do espaço do estômago ocupado pelo líquido, a pessoa comeria menos e em pouco tempo voltaria a ter fome. O estômago enche, mas ficam faltando os carboidratos, as proteínas e os lipídeos, que saciam a fome e nutrem o organismo.

O ideal seria não tomar líquido nenhum de 30 minutos até 2 horas depois das refeições (tempo necessário para a digestão dos alimentos), porém, é importante frisar que, tirando a hora das refeições, temos que tomar dois litros de água por dia. Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade