Nutrição - Ingerimos vitaminas na quantidade necessária? - 23 a 25 de julho 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 22 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Quando pensamos em qualidade de vida e saúde não podemos deixar de fora as vitaminas e os sais minerais, pois estas substâncias atuam no nosso organismo de formas diferentes controlando as mais diversas funções e atuando nos mais diversos lugares, se tornando desta maneira indispensáveis ao nosso organismo. Mas será que ingerimos a quantidade necessária?

Estudos comprovam que, atualmente, há um consumo cada vez maior de alimentos menos nutritivos no mercado, em função do ritmo de vida acelerado e a falta de tempo para o preparo e consumo das refeições. Com isso, o organismo tende a ter carência de nutrientes essenciais, fazendo-se necessária a suplementação vitamínica, sendo hoje a solução mais viável, inclusive, nos períodos de crescimento acelerado. Em casos em que a quantidade de vitaminas ingeridas na alimentação não atinge as recomendações diárias, deve-se fazer uso de complemento vitamínico, sendo a solução mais viável, mas sempre como suplementação e não como uso exclusivo. Hoje em dia é possível adquirir todos os suplementos em lojas especializadas, em doses diárias, com a quantidade exata de cada vitamina e mineral em equilíbrio (geralmente a eficácia dos suplementos depende da proporção com que cada um é tomado separadamente).

No entanto deve-se ter cuidado com a superdosagem. As vitaminas e sais minerais precisam estar presentes apenas em quantidades relativamente pequenas no nosso organismo para cumprirem a sua função. As pesquisas indicam que os suplementos podem ser muito benéficos na prevenção de várias doenças, mas mesmo assim não precisam ser tomados em grandes quantidades.

Nunca foi comprovado que o uso de grandes quantidades de vitamina C ajuda na prevenção de gripes ou mesmo câncer — doses na faixa de 3 a 6 gramas — embora tenha sido demonstrado que a vitamina C diminui a gravidade das gripes.

De um modo geral, tomar grandes doses de vitaminas hidrossolúveis não traz grandes benefícios enquanto que grandes quantidades de vitaminas lipossolúveis são armazenadas no organismo e podem atingir níveis tóxicos. Por esse motivo, é preciso ter muito cuidado com o uso de grandes doses de vitaminas ou sais minerais sem indicação médica.

Ter uma alimentação balanceada é o segredo para suprir todas as necessidades diárias de vitaminas e minerais. Uma dieta que inclua legumes e verduras no almoço e jantar, além de frutas no café da manhã e no café da tarde, já é o suficiente para atingir a quantidade de nutrientes necessários para a manutenção da saúde. Em alguns casos os suplementos são recomendáveis, mas não se pode consumi-los aleatoriamente. Procure sempre um nutricionista.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade