Nutrição - Festa infantil saudável - 28 a 30 de janeiro 2012

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Se pensarmos em festa infantil, imediatamente nos vem à cabeça hot-dogs, refrigerantes, algodão-doce, pipoca, muitos docinhos, bolos, guloseimas, salgadinhos fritos em geral.

O problema do aumento mundial da obesidade infantil é alarmante e para as autoridades médicas e sanitárias vai pelo caminho de se converter na grande pandemia do século XXI. As consequências para a vida adulta dessas crianças podem ser muito graves e provocar enfermidades perigosas como diabetes ou tumores malignos. Os estúdios da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que 75% das crianças obesas do mundo estão localizadas em países de renda baixa e meio baixa pela incidência dos maus hábitos alimentares e a escassez de recursos.

Porém, para ser saudável, não é necessário acabar com a alegria e satisfação da criançada, abolindo o tão esperado brigadeiro. Mas algumas mudanças podem ser realizadas, tornando o aniversário mais divertido e nutritivo, basta ter bom senso, evitando a promoção de alimentos ricos em sabor e pobre em qualidade.

Não se esqueça que deve facilitar o trabalho das crianças, com tendência para se sujar e deixar a roupa com manchas difíceis de limpar. Aposte nos alimentos que podem ser comidos à mão.

Se a festinha for bufê, procure se informar sobre os cardápios alternativos. Muitas casas de festas já oferecem opções mais nutritivas, como minissanduíches naturais, cogumelo salteado, buffet de saladas, crepes com frutas, granola e mel, dentre outras.

Se não resistir em oferecer salgadinhos, conte com eles assados. E nos recheios, prefira o que é natural, como milho, palmito, ou carnes brancas, como frango ou peito de peru.

Por que não servir um suco fresquinho em vez de refrigerante? Melancia, abacaxi, morango, limonada... Ou se a festa não for em casa e você precisar de algo mais prático, pode servir água de coco de caixinha ou um bom suco de uva ou maçã. Já se encontram nos mercados boas marcas sem açúcar e sem conservantes.

Atenção também aos saquinhos de doces distribuídos ao fim da festa, pois são mais um reforço das exageradas guloseimas nada saudáveis presentes no evento.

É possível sim unir sabor com saúde sem prejuízo à satisfação da criançada. A festa será um sucesso, basta ter planejamento e criatividade.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade