Corrida da Ponte
Olá! No último domingo (dia 17 Abril) realizou-se no Rio de Janeiro a Corrida da Ponte. Disputada a primeira vez em 1981, a meia-maratona da Ponte volta ao calendário esportivo do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro depois de ter sua última edição realizada na década de 90. Os atletas tiveram uma longa prova a ser cumprida, o percurso era do Caminho Niemeyer (em Niterói) até o Monumento aos Pracinhas (no Rio de Janeiro). Foram 21 Km de corrida! E para aguentar tudo isso, o que os corredores ingerem durante a prova?
Vamos focar hoje no gel de carboidrato. Trata-se de um sachê pequeno e superprático de ser carregado no bolso ou na bermuda dos corredores e quando eles precisam de um aumento de glicose no sangue, basta rasgar a ponta do sachê e ingerir o gel. O objetivo é fornecer ao corredor uma dose grande de carboidrato com uma concentração tal que facilite ao máximo a absorção, não causando nenhum desconforto gastrointestinal durante a prova.
A presença de glicose no sangue é essencial para evitar a fadiga tanto central quanto muscular do corredor e, com isso, permitir uma melhor performance. A glicose deve ser ingerida nas provas de longa duração para fornecer a energia necessária para a continuidade da atividade física.
Além do cardoidrato, os géis normalmente são adicionados de sais minerais para que haja simultaneamente a reposição destes ao organismo.
Mas em que momento deve-se ingerir o carboidrato? Será que o horário influencia? Com toda certeza! O horário é extremamente importante. Se ingerimos um carboidrato deste tipo (de rápida absorção) no momento errado (muito antes do início da prova, por exemplo) podemos gerar o que chamamos de hipoglicemia de rebote. Neste caso, temos uma elevação muito rápida da glicose no sangue que é seguida de uma queda rápida da glicemia, assim na hora de começar a prova o atleta pode não estar tão disposto quanto deveria e nem com tanta energia.
Por isso é tão importante que sempre haja a orientação e prescrição de um profissional apropriado.
Dra. Julia Engel atende na Rua Monte Líbano 55/106.
Telefone: 2523 3042
Deixe o seu comentário