Hoje em dia dificilmente um paciente chega ao meu consultório com um único objetivo — na maioria das vezes, os frequentadores de academia querem duas coisas: aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal.
Nestes casos um suplemento pode ser útil, por ajudar a poupar o catabolismo protéico, ou seja, evitar a perda de massa muscular num momento em que estamos focando a alimentação também para a perda de gordura. Nestes casos podemos trabalhar com índice glicêmico da refeição pós-treino mais baixo (adicionando fibras à refeição) para que haja a redução de gordura corpórea, sem que o atleta prejudique a sua hipertrofia (ganho de massa muscular) por isso.
O BCAA atua como um substrato energético, fornecendo parte da energia necessária durante a atividade física, poupando assim um desgaste das proteínas musculares. Dentre os aminoácidos designados como BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada: valina, leucina e isoleucina) a leucina destaca-se como muito importante para sinalizar o start para a síntese protéica, ou seja, a presença da leucina durante e após o treino é importante para a hipertrofia muscular.
Devemos lembrar que antes de qualquer suplementação devemos estar atentos à qualidade da alimentação de cada desportista. Não adianta suplementar se a alimentação “de base” não estiver correta em macro e micronutrientes, ou seja, na quantidade certa de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura! Qualquer dúvida entrem em contato. Até semana que vem! (Dra. Julia Engel atende na Rua Monte Líbano 55/106, telefone: 2523 3042)
Deixe o seu comentário