Com os termômetros atingindo temperaturas recorde, a alimentação leve e refrescante é a melhor saída para conquistar um corpo bonito e manter a saúde forte para o carnaval - época que consome quase todas as energias do corpo.
O álcool (presente na cerveja, na caipirinha) causa desidratação no nosso organismo. Então é fundamental intercalar as bebidas alcoólicas com copos d’água para evitar a desidratação e diminuir os efeitos indesejados que essas bebidas podem causar. É importante ressaltar que, quando suamos e transpiramos, eliminamos vitaminas e minerais e não há nada melhor que repor esses nutrientes através do consumo de sucos naturais, água de côco e isotônicos. Nem pense em tomar água somente quando sentir sede. Quando sentimos sede é sinal que estamos muito desidratados.
É importante, porém, ficar atento ao local onde você está comprando essas bebidas, para saber a procedência dessa água ou do gelo. A mesma dica vale para a alimentação. Dê uma olhada na higiene do lugar, como os alimentos são armazenados, se são feitos na hora ou não. Assim como desconfie se quem recebe o dinheiro é a mesma pessoa que serve o alimento. E como muitos foliões só fazem aquela paradinha rápida para comer um cachorro-quente, um espetinho ou salgado, devem tomar o cuidado em dobro. E fuja dos sanduíches naturais, pois eles estragam com mais facilidade.
Para fartar a mesa antes ou depois da festa, prefira alimentos fontes de carboidratos, como pães, massas com molhos leves, batata, arroz, cereais integrais. Eles são responsáveis pela formação de energia, que facilmente serão disponíveis para o gasto energético da folia. Os cereais integrais são fonte de vitaminas do complexo B e fibras, que ajudam a diminuir a taxa de colesterol do sangue e melhora o funcionamento intestinal, além de causar a sensação de saciedade, sendo um coadjuvante na perda de peso.
No dia seguinte da festa o ideal é hidratar e repor energias ao organismo. Consumir frutas no café da manhã, sucos, iogurte desnatado e sanduíche com queijo branco ajudam a hidratar e a fornecer os nutrientes adequados para o organismo. No almoço e no jantar dê preferência aos grelhados ou às sopas de legumes ou canja.
Para quem exagerou no consumo de bebidas alcoólicas, o melhor é tomar muito líquido para compensar o fígado, que teve um esforço exagerado para metabolizar as altas doses do álcool. Sucos, chás, água, picolés de frutas e água de côco são boas opções.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário