Nutrição - Dietas da moda funcionam? - 18 a 20 de setembro.

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de dieta da sopa, dieta da lua, da clara de ovo, entre outras. Que elas ajudam na perda, quase instantânea, de peso, disso ninguém dúvida, o problema é que junto com os quilos a mais a saúde também vai embora. Nutricionistas e endocrinologistas são unânimes ao afirmar que tais dietas não são saudáveis e podem ser perigosas. Aliás, perigosíssimas.

As dietas da moda agem eliminando a ingestão de alguns alimentos e exagerando na ingestão de outros. Elas também não são individualizadas, ou seja, não respeitam as preferências e intolerâncias alimentares de cada indivíduo. Além disso, não levam em consideração as necessidades nutricionais e outros critérios como idade e peso, por exemplo.

O organismo necessita de uma gama complexa de nutrientes para manter-se saudável e mesmo quando se quer emagrecer (ou principalmente por isso), é imprescindível que se respeite as necessidades do corpo. Uma boa variedade de alimentos (nas devidas proporções, é claro) ajudam a acelerar o processo de perda de peso. E dietas à base apenas de carboidratos, proteínas ou fibras pecam pela falta de equilíbrio nutricional. O saldo final é fácil de prever: indisposição, tonturas, desaceleração do metabolismo, entre outras coisas.  

Entretanto, talvez o problema mais temido pelos seguidores dessas dietas é o malfadado “efeito sanfona”. Ele é caracterizado pela rápida recuperação do peso perdido a partir dessas dietas. Isso se deve à perda muscular que acompanha a queima rápida de gordura, pois com a perda de tecido muscular, as necessidades energéticas também diminuem. Desse modo, ao interromper o regime, a pessoa volta a engordar, ganhando muitas vezes mais peso do que havia perdido com a dieta

O segredo de qualquer dieta é ingerir menos calorias do que se gasta. É claro que, se aliado ao exercício físico, a pessoa vai emagrecer mais. O ideal é a educação alimentar, onde irá haver uma mudança definitiva de hábitos alimentares. Nesse caso você poderá incluir sempre alimentos saudáveis no dia a dia, evitando agravos à sua saúde. Não se iluda: dietas da moda não funcionam!

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade