Quando vamos à feira ou ao supermercado comprar os legumes, verduras e frutas, é necessário ter um olhar clínico, ou seja, ser mais detalhista e atencioso ao escolher os melhores produtos. Para isso, confira algumas dicas:
Abacaxi
O truque de puxar um galho da coroa do abacaxi não funciona, pois tem abacaxi que tem a coroa tão fechada, que, mesmo bem maduro, o galho não sai. Quando a fruta está bem madura, ela atrai pelo seu perfume.
Abóbora
Rejeite as que estiverem com manchas marrons. São as mais velhas e podem estar estragadas.
Abobrinha
Não compre as que estiverem furadas, rachadas, com manchas escuras ou partes moles. Prefira as pequenas, pois são mais saborosas.
Alface, espinafre e
folhas verdes em geral
Observar se as folhas estão bem verdes e viçosas. Se já estiverem amareladas e com manchas pretas, escolha outra.
Beterraba
Escolha as de tamanhos médio e pequeno. As maiores, depois de cozidas, perdem um pouco da cor.
Batata
Deixe-a bem longe da água, porque ela começa a dar brotos. Não compre batatas que estiverem brotando e nem com manchas verdes.
Berinjela
Ela deve ter a cor uniforme e brilhante. Se estiver com manchas mais claras, rosadas ou amareladas, ela não está boa. E como todo legume, deve estar firme.
Cebola
Observar se não está melando ou se está murcha.
Couve
Repare em suas folhas, que devem ter uma cor definida, verde-escura ou mais clara. Devem ser frescas e firmes sem serem endurecidas e suas bordas podem ser lisas ou rendadas. Folhas amarelas ou murchas indicam que a verdura está velha e não deve ser consumida.
Na próxima coluna continuaremos a falar sobre esse assunto! Até a próxima semana.
Deixe o seu comentário