Nutrição - Dicas de alimentação saudável - 2 a 4 de outubro. -

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 01 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Comida prática, fácil, sem desperdícios e que seja saudável, isto é o que as pessoas que moram sozinhas procuram hoje em dia. Macarrão instantâneo, salsicha, pratos prontos e congelados são algumas das opções da maioria, mas sabe-se que o consumo somente destes alimentos não é suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais.

Os enlatados não devem ser consumidos livremente, porque imagina a quantidade de aditivos que a indústria tem que colocar para que um feijão em lata tenha validade de 6 meses, por exemplo. Além disso, o verniz interno libera substâncias tóxicas, e quando é rompido o alumínio da lata, este contamina também, por isso sempre vale a dica de não guardar nenhum enlatado na própria lata depois de aberto.

Ao esquentar, dê preferência ao bom e velho fogão. Deixe o microondas para situações mais esporádicas, porque esquentar a comida nesse forno aumenta a produção de radicais livres no alimento. Nunca esquente sua comida em recipiente plástico, pois isso aumenta muito a liberação de toxinas do plástico para o alimento. Essas toxinas podem interferir com a parte hormonal, principalmente na fertilidade masculina.

Atenção com as sopas em pó que são as piores inimigas da saúde. Elas são um composto de componentes químicos intoxicantes com quase nenhum benefício nutricional. Tudo por conta principalmente de um aditivo, glutamato monossódico, que deixa a pessoa mais irritada, aumenta a pressão, o colesterol e ainda causa enormes prejuízos cerebrais.

Elabore um cardápio semanal, programe o que irá comer nas refeições. Veja o que já tem na despensa e faça uma lista do que falta comprar. Assim você aproveita os alimentos que já tem e compra apenas o que for realmente necessário. É possível fazer uma lista de compras com substituições inteligentes, trocando o pão comum pelo pão integral, caprichando nas frutas e nas oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas. É possível comprar legumes prontos para o consumo, já lavados, cortados e fatiados que preservam os nutrientes do alimento. E, por estarem prontos, são bem mais práticos.

Uma das maiores reclamações de quem mora sozinho é a grande perda de comida. Como o padrão de embalagem é destinado a núcleos familiares maiores, é comum os alimentos estragarem ou passarem da validade antes de serem inteiramente consumidos. Caso não seja possível ou vantajoso comprar as versões especiais destinadas a uma só pessoa, eu recomendo congelar e etiquetar com o prazo de validade. Lembre-se também que produtos embalados em tetra pack tendem a durar mais e se contaminar menos. Em geral, costumam durar três dias abertos quando mantidos na geladeira.

Quem escolheu cuidar da própria casa não deve deixar de lado o cuidado com a saúde. Alimentar-se corretamente, mesmo com a rotina atribulada, é um importante passo para que os prazeres da vida - e de morar só - possam ser curtidos por completo.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade