Nutrição - Diarreia

Elisa Barbosa Loureiro - elisabloureiro@hotmail.com
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A diarreia é definida como eliminação frequente de fezes moles e aquosas, considera-se como o aumento do número de evacuações e modificação da consistência das fezes. A causa mais frequente é devido a intoxicação alimentar, mas pode ocorrer também devido a consumo exagerado de alimentos laxativos (como ameixas) e o uso de determinados medicamentos.
Com a diarreia, há sempre o risco de a pessoa se desidratar, já que perde muita água na evacuação. Para prevenir esse problema, é recomendado beber entre três e quatros litros de líquidos por dia. Isto é, praticamente o dobro do que normalmente se sugere a uma pessoa saudável. A recomendação faz parte do “repouso alimentar”: um cardápio à base de líquidos que, além da água, inclua chás, sucos naturais e água de coco.
Quando tiver vontade de ingerir algum alimento, comece com alimentos leves que “prendam o intestino” como maçãs, bananas e frutas com alto teor de pectina que ajudam a conter a diarreia, razão pela qual o suco de maçã sem açúcar tem grande destaque na dieta. Entre outros alimentos indicados, os biscoitos salgados ajudam a repor o sódio e o potássio perdidos. À medida que o intestino voltar ao normal, acrescente batatas, em purê ou cozidas sem casca e ovos cozidos ou pochê (fritos na água).
Evite o leite até que os sintomas desapareçam, pois alguns microorganismos causadores da diarreia podem comprometer temporariamente a capacidade de digerir o leite.
Quando a saúde voltar ao normal, no entanto, uma ótima ideia para auxiliar no bom funcionamento do intestino é a ingestão de bebidas lácteas fermentadas, que contêm probióticos—as bactérias boas para o organismo. Os probióticos não reduzem a incidência dos casos de diarreia, mas depois ajudam na reposição de parte das bactérias que se perderam com o problema. A substância ajuda ainda na regulação da flora intestinal, na melhor absorção dos nutrientes de cada alimento e no fortalecimento do sistema imunológico.
Não consuma frutas cruas, vegetais com alto teor de fibras (saladas), gorduras e cereais integrais até que o funcionamento do intestino volte ao normal. Como o álcool provoca a desidratação e a cafeína estimula o intestino, as bebidas alcóolicas e o café devem ser evitados nas primeiras 48 horas após ter cessado a diarreia.
Seguindo essas indicações alimentares o reestabelecimento das funções intestinais será o mais rápido e eficiente, garantindo assim uma plena recuperação da saúde.
Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade