Cabe aos pais a difícil tarefa de conduzir a alimentação dos seus filhos com competência, garantindo a correta nutrição e ajudá-los a criar um sentimento de troca, prazer e convivência que repercutirá para sempre em sua saúde e estilo de vida. Alimentar uma criança exige paciência e atenção. É muito importante saber dosar a quantidade de permissões e restrições.
O fato é que os bons hábitos alimentares dos filhos dependem da paciência e disposição dos pais. A partir dos três anos, as crianças são seletivas e passam a escolher o que querem comer. Neste momento, a mãe deve questionar o porquê da recusa do alimento. Se não o fizer, provavelmente ele será descartado da alimentação da criança. Está comprovado que se você apresentar o mesmo alimento sete vezes e preparado de formas diferentes, a criança passa a aceitá-lo.
Os pais devem explicar para os filhos, desde cedo, a importância de se ter uma dieta saudável e variada, dizendo (em linguagem apropriada) que os alimentos vão ajudá-los a crescer fortes e com os cabelos e as unhas mais bonitos. O momento das refeições deve ser agradável e prazeroso, devendo-se evitar o desvio da atenção da criança com televisão ou brinquedos.
Muitas vezes os pais fazem chantagem com as crianças com recompensas e punições à mesa. Não se deve usar a comida como recompensa ou castigo. Pior ainda é oferecer doces para compensar a ausência ou castigar um mau comportamento com um prato de arroz, feijão e salada. Esses comportamentos são nocivos e podem influenciar os hábitos alimentares futuros das crianças.
Os pais devem comer com calma, aproveitar a companhia familiar, mastigar bem os alimentos e orientar as crianças a fazê-lo também. Lembre-se que a digestão começa pela boca com a mastigação. É importante também reduzir o número de refeições fora de casa. Normalmente em restaurantes e fast-food, os alimentos são ricos em calorias e pobres em nutrientes.
Priorize o consumo de frutas e a alimentação mais fresca e natural possível. Deixe lanches e restaurantes mais para o fim de semana e evite guloseimas como salgadinhos, refrigerante e bolachas recheadas.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário