Nutrição - Cuidados nas festas de fim de ano - 24 a 26 de dezembro 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Ceia de Natal, jantar de Réveillon, confraternização do trabalho, almoços em família... As festas de fim de ano costumam ser marcadas pela ingestão exagerada de alimentos e bebidas. Por isso é muito comum sair da rotina e cometer alguns excessos, porém muito cuidado e algumas orientações podem te ajudar nessa maratona de festas sem perder o pique, mantendo uma alimentação equilibrada.

Dentre os alimentos típicos, alguns trazem muitos benefícios para a saúde. As frutas secas e castanhas, por exemplo, são muito importantes. As castanhas e as outras oleaginosas são ricas em vitamina E, além de antioxidantes. Elas ajudam a pele e o cabelo a ficarem mais bonitos, ajudam a diminuir o mau colesterol. Já as frutas secas não têm açúcar, e isso é diferente de frutas cristalizadas. É a hora de comer uvas passas e damasco, por exemplo. Elas são desidratadas, por isso são mais docinhas por causa da frutose concentrada, e são ricas em fibras. Então além de tirar a fome, ajudam a controlar a vontade de comer doce e o funcionamento do intestino.

Inicie sua ceia com muitas folhas, não só com aquele raciocínio de saciedade. Os fitoquímicos presentes nas folhas faxinam o seu organismo, estimulam a produção de ácido clorídrico, favorecendo a absorção de nutrientes.

Lembre-se a ceia deve durar 1 dia, e não a semana toda (emenda de Natal-Réveillon). E se puder opte por brindar com uma taça de vinho—seus antioxidantes como o resveratrol, atuam melhorando o metabolismo de gorduras!

O excesso de álcool rouba do seu organismo nutrientes essenciais para manter seu bom humor. Não é incomum, no dia seguinte, aquela ansiedade e apetite por doces aumentados.

Os doces desta época como tortas, bolos, cremes, mousses e inclusive o tradicional panetone precisam de muita moderação na hora do consumo. Além de serem altamente calóricos, são ricos em gorduras, açúcares e sódio. As melhores opções são sempre os doces à base de frutas frescas. Além do teor de gorduras e açúcares dos doces, vale lembrar que durante o jantar já forma consumidos vários alimentos que acabam sendo calóricos, adicionados aos doces, sua ceia comprometerá ainda mais sua saúde.

Se você ainda não está num programa de atividade física, aproveite o inicio do ano para começar a exercitar-se e cuidar mais da sua saúde com um programa de reeducação alimentar. Evite os exageros. Seu corpo e sua saúde agradem.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade