Nutrição - Cuidados com a alimentação no período de chuvas - 29 a 31 de janeiro 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

As chuvas de verão causaram grandes estragos na cidade, casas foram destruídas, carros arrastados pela correnteza e o prejuízo, tanto da prefeitura quanto dos habitantes, foi grande.

As águas sujas provenientes das enxurradas colocam as pessoas em contato com agentes infecciosos que desencadeiam uma série de doenças. Entre as principais enfermidades estão as verminoses, salmoneloses, febre tifóide, hepatite A, tétano e ainda outras, de transmissão respiratória. Agir corretamente, tomando os principais cuidados na prevenção e tratamento contra estes males é fundamental para evitar o contágio e proliferação.

E não são apenas as pessoas que sofrem as consequências das enxurradas. Plantações e alimentos estocados em entrepostos comerciais, também podem ser atingidos. Por esse motivo, além de ter que pagar mais caro por frutas, legumes, verduras e outros gêneros, os consumidores sentem muita insegurança em relação a qualidade e segurança dos alimentos adquiridos.

Os alimentos e que entrarem em contato com a água devem ser jogados no lixo, não é possível recuperá-los. O que pode salvar são as latas que não estejam amassadas e que não tenham pontos de ferrugens. Coloque, numa vasilha de vidro ou plástico, quatro copos de água limpa, um copo de água sanitária e deixe as latas imersas de molho por uma hora. Após isso, lave com água e sabão.

Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar. Procure beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano. Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto, ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.

No caso dos utensílios domésticos (panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis), lave-os normalmente com água e sabão. Depois, prepare uma solução desinfetante, diluindo um copo (200 ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800 ml). Mergulhe na solução os objetos lavados, deixando-os ali por, pelo menos, uma hora.

No caso dos pisos, paredes, móveis e outros objetos, após retirar a lama, lave o local com água e sabão e, a seguir, prepare uma solução diluindo um copo (200ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para um balde de 20 litros de água. Umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando-as secar naturalmente.

Esses cuidados são essenciais para que se possam prevenir as doenças infectocontagiosas mais incidentes nesta época.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade