Nutrição - Como os nutrientes agem no organismo - 23 a 25 de outubro.

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Cada alimento possui uma composição nutricional específica, por isso é recomendado seguir uma alimentação variada, a fim de se obter diariamente todas as substâncias necessárias para o corpo funcionar bem.

Uma refeição completa é capaz de fornecer vários nutrientes importantes ao organismo. No entanto, a simples presença do nutriente na dieta não garante sua total utilização pelas células. Antes dos nutrientes agirem nas células, eles passam por um longo trajeto, que tem início com a mastigação dos alimentos na boca, passando pelo estômago – para que ocorra a digestão – e, por fim, chegando ao intestino onde acontece a absorção para o sangue e, em seguida, o transporte até as células, fechando o ciclo.

Os nutrientes são substâncias químicas presentes nos alimentos e que nutrem o organismo Muitos nutrientes podem ser sintetizados no organismo. Aqueles que não podem sê-lo, denominados nutrientes essenciais, devem ser consumidos na dieta. Eles incluem os aminoácidos (nas proteínas), determinados ácidos graxos (nas gorduras e óleos), os minerais e as vitaminas.

Nove dos vinte aminoácidos presentes nas proteínas são nutrientes essenciais. Quando os nutrientes essenciais não são supridos nas quantidades requeridas, podem ocorrer distúrbios relacionados à deficiência nutricional. Para determinar se um indivíduo está consumindo nutrientes em quantidades suficientes, o médico investiga os seus hábitos alimentares e a sua dieta, realiza um exame físico para avaliar a composição (quantidade de gordura e músculo) e o funcionamento do organismo. Com esses dados, solicita exames laboratoriais para determinar o conteúdo de nutrientes no sangue e nos tecidos. Os nutrientes são divididos em duas classes: macronutrientes e micronutrientes.

Os macronutrientes, que incluem as proteínas, as gorduras, os carboidratos e alguns minerais, são requeridos diariamente e em grandes quantidades. Eles constituem a maior parte da dieta e fornecem a energia e os componentes necessários para o crescimento, a manutenção e a atividade.

Os micronutrientes são as vitaminas e os oligoelementos. As vitaminas são classificadas como hidrossolúveis (vitamina C e oito componentes do complexo vitamínico B) ou lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). São elementos vestigiais essenciais o ferro, o zinco, o cobre, o manganês, o molibdênio, o selênio, o iodo e o fluoreto.

Portanto, para elaborar uma dieta é necessário adequar todos os nutrientes de acordo com as recomendações nutricionais. Incluir frutas, legumes e verduras na alimentação irá contribuir para que isso ocorra, já que são através deles que poderemos atingir os níveis de vitaminas e minerais recomendados.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade