Você sabia que o chuchu é um excelente alimento para você incluir em seu cardápio diário? Quem faz cara feia para essa hortaliça—que é na verdade, um fruto—pode começar a mudar de ideia e olhá-la com mais carinho, pois ela está cheia de boas intenções para com a sua saúde! O chuchu é uma boa fonte de minerais e fibras. Além disso, tem um sabor muito suave que pode ser facilmente combinado com vários alimentos, como diversos legumes, verduras e proteínas.
São vários os nutrientes encontrados no chuchu, que beneficiam o sangue, os ossos, a pele e a saúde geral, como ferro, magnésio, potássio, fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B e pequenas quantidades de vitamina C. Ele também é rico em fibras que auxiliam no processo digestivo e no bom funcionamento do intestino.
Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos.
Os brotos, as folhas e as raízes da planta também são consumidos. Os brotos são ricos em vitaminas B, C e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Como é pouco calórico é ainda aconselhado para dietas de emagrecimento; como é rico em água, é ainda um excelente diurético.
O chuchu deve ser consumido cozido ou refogado, servido na forma de refogados, cremes, sopas, suflês, bolos ou salada fria. Em preparações de refogados ou saladas, dê preferência para os frutos mais novos, menores e com casca brilhante. Já em preparações para suflês, prefira os frutos mais maduros.
Pode ser encontrado também na forma minimamente processada, já descascado, cortado em cubos e embalado com filme plástico. Deve ser conservado de maneira correta, em condição ambiente para evitar sua perda. Evite consumir os frutos que estiverem machucados ou com a cor modificada. Seu período de safra é de março a junho e outubro.
Em condição ambiente, os frutos possuem durabilidade de, no máximo, cinco dias. Eles podem ser conservados por mais tempo quando embalados em saco plástico e mantidos na parte inferior da geladeira. Nessas condições, a vida útil é de até 8 dias. Quando armazenados sob a forma minimamente processada, os frutos possuem durabilidade de apenas três dias.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário