Com a chegada da Páscoa, o consumo de chocolate é inevitável para a maioria das pessoas. As prateleiras dos supermercados são invadidas por ovos de diversas marcas, tamanhos — e, em sedutoras embalagens, são uma tentadora sedução para crianças e adultos. Mas será que comer chocolate faz mal? Ou o chocolate pode fazer bem? O chocolate é um alimento funcional, pois, além de nutrir, pode proporcionar benefícios ao nosso organismo, dependendo da sua composição nutricional, da quantidade e juntamente com uma dieta saudável. É composto principalmente por pasta de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite, com variações nas concentrações destas substâncias que classificam o tipo do chocolate (ao leite, light, diet, amargo, meio-amargo, sem lactose, sem glúten).
Os tipos também influenciam no valor nutricional do doce. Os chocolates meio-amargo e amargo são os mais saudáveis. Por possuírem alta concentração de cacau (acima de 70%), são ricos em flavonoides, nutrientes que têm ação antioxidante e ajudam a manter o coração e as células saudáveis. Quanto mais escuro o chocolate, mais flavonoides ele tem, portanto mais saudável.
Na Páscoa, evite os ovos trufados com mousse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes têm alto teor de gorduras e calorias. Também evite o chocolate branco, pois é mais calórico e gorduroso, já que sua composição é feita a partir da manteiga de cacau. Além disso, não tem ação antioxidante como os outros tipos.
Usar e não abusar é o segredo! Uma pequena porção, de no máximo 30 gramas ao dia, é capaz de garantir os tão desejados antioxidantes sem colocar em risco a boa forma. Por ser rico em carboidratos e gorduras, o chocolate é extremamente calórico e as substâncias estimulantes presentes no alimento (cafeína e tiramina) fazem com que o consumo precise ser regrado para quem sofre com a enxaqueca, por exemplo.
Ainda também a cafeína, substância presente no café e chá preto, quando ingerida em grandes quantidades, causa irritabilidade e aceleração no metabolismo. Porém você tem bons motivos para apreciar o seu chocolate, mas lembre-se: moderação é tudo de bom.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário