O chá é uma das bebidas mais populares no mundo, com um consumo per capita estimado por pessoa em 40 litros por ano. Esta cultura existe por diversas razões, entre elas, os benefícios que traz à saúde e suas importantes propriedades fisiológicas dada a presença de substâncias como os flavonóides.
Depois do chá verde e branco, agora é a vez do chá vermelho ganhar fama com a promessa de fornecer muito mais benefícios para a saúde e beleza.
Da mesma planta, a Camellia sinensis, o chá vermelho, também conhecido como Pu-erh, é o mais apreciado de todos os chás da China, sendo catalogado em função da qualidade das folhas e ano de produção, assim como os vinhos.
Ele é na verdade uma derivação do chá verde que adquire determinadas características após passar por alta fermentação. Originalmente, suas folhas são comprimidas e armazenadas em barris, em condições especiais. Esse processo de maturação pode durar até 60 anos, mas já foram desenvolvidas técnicas que diminuem o tempo de maturação, fazendo com que o seu preço não seja tão elevado.
Diferentemente do chá verde, que é amargo, e do branco, adocicado, o chá vermelho é mais forte, mas não tão amargo.
Os benefícios são: efeitos antioxidantes, anticancerígenos, melhora da flora bacteriana no intestino, redução do nível de colesterol, da pressão arterial, e da glicemia, ajuda no combate à formação de placas de gordura nas paredes das artérias, prevenção contra o envelhecimento e até mesmo o câncer. Por conter um ácido, GABA (gama-aminobutírico), ele age como um relaxamente e ajuda no sistema imunológico.
Quando aliado a uma dieta saudável e balanceada, o chá vermelho pode trazer benefícios para a saúde, e portanto, ser mais uma ótima forma de ingerir líquidos.
O consumo recomendado é de no mínimo quatro xícaras por dia, porém deve-se evitar o consumo à noite, por conter cafeína. Também é contraindicado para pessoas com gastrite, arritmia cardíaca e gestantes.
Aproveite os benefícios deste chá, que pode ser ingerido quente para esquentar os dias frios e também gelado, para as que preferem uma bebida refrescante.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário