Nutrição - Benefícios do pimentão - 10 a 12 de setembro 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 09 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Verde, vermelho ou amarelo, os pimentões estão presentes em vários tipos de pratos, dos simples aos mais elaborados. Além de oferecer um colorido especial à mesa, os vegetais têm muito a contribuir com a saúde.

Os pimentões podem ser apreciados de diversas maneiras: crus, em saladas, assados ou grelhados diretamente na chama. Além de versátil, seu gosto é sempre delicioso.

Todos os pimentões são inicialmente verdes. Quando deixados no caule, eles amadurecem e se tornam primeiramente vermelhos e depois amarelos. É por isso que os pimentões vermelhos e amarelos são mais doces e também mais caros que os verdes. O pimentão é uma excelente fonte de vitamina C—fundamental para o sistema imunológico—e, quando maduro, é uma boa fonte de vitamina A—importante para a saúde dos ossos, da pele, da visão e do sistema reprodutivo. Vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a combater radicais livres responsáveis por agredir células saudáveis.

Rico em betacaroteno, o vermelho tem forte poder antioxidante, isto é, contribui no combate aos radicais livres. Já o amarelo é o que possui maior quantidade de vitamina C, sendo 330 miligramas em 100 gramas, enquanto o vermelho possui apenas 180 miligramas. Assim como o vermelho, o pimentão amarelo tem sabor levemente adocicado devido ao acúmulo de carboidratos. Com sabor mais ácido, o pimentão verde é o mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas, enquanto o vermelho possui 26 e o amarelo, 27.

Essa característica antioxidante do pimentão deve-se à presença de um composto que contém o mesmo princípio ativo que confere o efeito picante aos frutos, chamado capsaicina. Esse composto é responsável por outras características benéficas apresentadas pelo pimentão, como ação expectorante, descongestionante, antibacteriana, indutor da termogênese (efeito de transformar parte das calorias dos alimentos em calor), dissolução de coágulos sanguíneos (agindo como uma aspirina natural), etc. Ao escolhê-los, descarte os que apresentam machucados ou áreas escuras e fique com os que têm cor viva e pele lisa. O talo deve estar verde e o legume deve ser pesado para seu tamanho e firme—ao pressionar os dedos, não deve ceder.

É possível guardar o pimentão na geladeira por até uma semana em sacos plásticos furados, nas prateleiras inferiores. Se quiser congelá-lo, é possível fazê-lo cru, mas preferencialmente sem cortá-lo para não perder o sabor.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade