Nutrição - Benefícios do pêssego - 14 a 16 de janeiro 2012

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O pêssego é uma fruta interessante desde o ponto de vista nutritivo até o terapêutico, já que conta com uma série de benefícios e propriedades importantes para a saúde.

Além de gostoso, o pêssego possui fibras e sais minerais, sendo uma ótima pedida para quem busca uma alimentação saudável. Devido à grande quantidade de fibras, ele tem ação laxativa, e é recomendado para o bom funcionamento do intestino. Entre outros nutrientes, a fruta também possui ferro, potássio, vitaminas A, C, complexo B e B5. Pesquisas comprovam que a quantidade de vitamina A no pêssego é benéfica para tratamentos oftalmológicos, além de proteger o sistema imunológico e ajudar na prevenção de infecções.

De acordo com estudos, a pele e as unhas também são beneficiadas pelo consumo da fruta, que contém as vitaminas A e C. O potássio também faz do pêssego um alimento ideal para complementar dietas, em especial nos casos de pressão arterial elevada ou problemas cardíacos.

E quem nunca ouviu a máxima “quer ter pele de pêssego”? Essa crença não parte somente da textura aveludada da pele do próprio pêssego. É baseada no fato de que o pêssego retarda o envelhecimento, pois é um dos melhores antioxidantes entre as frutas, nutrindo o organismo com betacaroteno, vitaminas C e B12.

Também ajudam contra os problemas de prisão de ventre favorecendo um correto trânsito intestinal, e em casos de anemia, gota, ou inclusive na hora de prevenir problemas cardiovasculares e degenerativos (ajuda a reduzir o colesterol alto).

Devem ser consumidos crus. Cozidos, ou enlatados, perdem a maioria de suas propriedades naturais, ou medicinais.

Deve-se dar preferência aos de casca firme e não dura, na hora da compra. Para melhor conservação, eles devem ser guardados em geladeira.

O período de safra de pêssegos é de novembro a janeiro, quando são encontrados com ótima qualidade.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade