Retiradas dos frutos completamente maduros, as sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos mono e poli-insaturados, elevado teor de fibras e fonte dos minerais zinco, magnésio e potássio e das vitaminas E, A e do complexo B. Graças a essas propriedades, trazem diversos benefícios à saúde, desde o combate a problemas no coração até o auxílio no controle da pressão arterial e melhora do humor.
A semente é repleta de potássio, mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial. Por dia, homens e mulheres precisam de 2000 mg do mineral, e a semente possui 919 mg.
Além disso, é rica em fibra, que funciona bem contra a prisão de ventre, e vitamina A, boa para os olhos por prevenir doenças como a degeneração macular. Outro diferencial da semente de abóbora é a grande quantidade de vitamina E, nutriente que combate o envelhecimento.
A semente de abóbora tem ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, também lhe confere propriedades anti-inflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.
São riquíssimas também numa substância que se chama triptofano que é um aminoácido precursor da serotonina (hormônio que ajuda a melhorar o humor, autoestima e bem-estar).
Pode-se consumir também o óleo extravirgem feito com essas sementinhas. Ele é fonte de ômega 9, ácido graxo monoinsaturado que auxilia na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares. Seu consumo contribui também para a redução de colesterol e triglicérides. E mais: esse óleo tem efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular graças à vitamina E. Sua pele agradecerá!
A semente de abóbora pode ser consumida crua ou processada, como farinha ou óleo. O ideal é consumir 30g por dia. A quantidade equivale a duas colheres (sopa) do óleo da semente e entre duas e três colheres (sopa) da semente crua ou em pó.
Pode ser consumida crua como aperitivo, entre as refeições, ou triturá-la e misturar em saladas ou sucos naturais. Torrada e salgada pode ser acrescentada aos pães, sopas e saladas e como aperitivo. Moída, substitui o sal para temperar.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário