Nutrição - Bebidas alcoólicas - 10 a 12 de dezembro 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 09 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

As festas estão chegando e quem quer manter a forma vai ter que segurar a boca. Optar por apenas um tipo de carne, dispensar os molhos cremosos e contentar-se com um prato sem repetições são táticas para evitar excessos. Mas nada de pensar que as bebidas estão liberadas só porque a época é de comemorações. As taças a mais podem virar bombas calóricas que vão pesar no dia seguinte.

As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, somente calorias: 1 grama de álcool fornece 7 kcal. Por isso, quem quer emagrecer é preciso tomar muito cuidado. Deixar para beber somente em ocasiões especiais e mesmo assim pouca quantidade é a melhor pedida.

Normalmente o consumo de bebida alcoólica está associado a petiscos, como amendoins e frituras, que também possuem um alto valor calórico. É por isso que o hábito de beber e petiscar acabam virando um ciclo vicioso, pois esses alimentos possuem uma quantidade grande de sal, o que faz aumentar ainda mais a vontade de consumir da bebida alcoólica.

Existem bebidas alcoólicas, como o vinho tinto, que fazem bem à saúde. Ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com moderação. Por ser alimento funcional, o vinho tinto possui flavonoides, que são substâncias responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares através de sua ação antioxidante.

Em relação às calorias, o vinho e a cerveja light são bebidas que possuem menos calorias. Bebidas alcoólicas como o whisky e a vodka, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior e por isso são mais calóricas.

Em coquetéis em que é adicionado o açúcar o agravante é ainda maior para quem está em controle alimentar O ideal é substituí-lo por adoçante. Evite acrescentar leite condensado às batidas, pois é rico em açúcar e gordura. Troque por iogurte desnatado: também fica gostoso e com muitas calorias a menos.

Tente sempre intercalar as bebidas alcoólicas com água. Tome bastante água antes de começar a bebida alcoólica, assim você evita matar a sede com esta bebida. Se a intenção é aproveitar os efeitos benéficos do vinho, sempre que possível, substitua-o pelo suco de uva natural. Ele proporcionará o mesmo efeito protetor sobre o coração. Se você tem o costume de beber vinho diariamente, use o suco de uva em dias alternados.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade