Nutrição - Azeite extravirgem

Elisa Barbosa Loureiro - elisabloureiro@hotmail.com
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Indispensável nas saladas e opção saborosa na hora de cozinhar, o azeite, extraído da prensagem da azeitona, também é conhecido como ouro líquido. Sabe o motivo? É porque ele traz inúmeros benefícios à saúde. Por isso, tem feito, cada vez mais, parte das mesas brasileiras.
A gordura do azeite é monoinsaturada, este tipo de gordura ajuda a reduzir o LDL (“mau colesterol), reduzindo assim os níveis totais de colesterol. Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC, uma vez que o consumo regular do azeite de oliva reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos. É rico em polifenóis, poderosos antioxidantes. Os antioxidantes previnem as oxidações biológicas, reduzindo a formação de radicais livres. São os radicais livres que produzem danos celulares, danos estes que causam o envelhecimento precoce da pele (as indesejáveis rugas) e as doenças crônico-degenerativas, como o câncer.
Duas colheres de sopa de azeite extravirgem suprem 20 % das necessidades diárias de vitamina E, que é uma vitamina antioxidante, que também ajuda a combater os radicais livres.
O azeite tem suas características fortalecidas a partir de seu preparo. No processo de fabricação é necessário que a oliva seja prensada em uma temperatura baixa, ou seja, a frio, para não destruir suas propriedades. Classificado como o melhor da categoria, o extravirgem, além do alto teor de antioxidantes, tem acidez de até 1%, o que significa que quanto mais baixo for o teor melhor será a qualidade do azeite. Observe atentamente, no rótulo do azeite extravirgem, a data de fabricação. É importante pois no caso do azeite extravirgem, quanto mais recente a data de fabricação, menos tempo o azeite teve para se oxidar. Mantidas, é claro, as boas condições de armazenamento, estocagem e transporte.
Como qualquer outra gordura, seu consumo deve ser moderado, uma vez que apenas 1 grama azeite, ou de qualquer outro óleo, fornece 9 calorias, contra 4 por gramas de proteínas e carboidratos. O ideal seria consumir apenas duas colheres de sopa por dia de azeite extravirgem para obter seus benefícios.
Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade