Todo mundo sabe que comer peixe faz bem à saúde, principalmente a do coração. O que talvez seja novidade para algumas pessoas é que os pescados, dependendo da espécie, beneficiam muitas outras partes do corpo. O atum tem alto teor de ferro, essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue, prevenindo anemias. Assado, cru, enlatado ou em forma de patê, o atum é uma ótima fonte de nutrientes.
Além de ser uma ótima fonte de proteínas completas, o atum faz parte do grupo de peixes ricos em ômega 3, uma gordura chamada essencial, já que é necessária para várias funções orgânicas, mas não é produzida pelo próprio corpo, precisando ser adquirida por meio dos alimentos.
O atum é rico em selênio: uma porção fornece mais do que 100% das necessidades diárias do mineral. O selênio tem uma importante ação antioxidante, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas.
Na forma de conserva, o atum também é muito rico em sódio. Esse mineral participa de processos básicos do corpo, como o funcionamento das contrações musculares, impulsos nervosos, equilíbrio de água no organismo etc. Porém, em excesso, o sódio pode levar ao aumento da pressão arterial, um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, infartos e derrames. Ao comprar, o peixe fresco deve ter a superfície limpa e brilhante e a carne firme—ao ser pressionada com o dedo, a superfície não fica marcada. O odor lembra o de algas ou de maresia. Um odor forte demais, principalmente lembrando o cheiro de amoníaco, indica que o peixe está se deteriorando. Se o atum já estiver em postas, a carne deve ser firme e a cor brilhante.
Na hora de comprar atum em lata, verifique o estado da embalagem, se ela não está amassada e a data de validade do produto.
Para ter todos esses benefícios o indicado é o consumo de no mínimo 3 vezes por semana. Fique atento pois o atum ralado geralmente é obtido a partir das partes desprezadas dos peixes, portanto prefira o atum fresco. Se não puder comprar, opte pelo atum em pedaços.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário