Nutrição - Adoçante pode engordar!

Muitos estudos têm sido realizados com adoçantes artificiais. Segundo esses estudos, os adoçantes, apesar das quase zero calorias, induzem ao aumento de peso.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Elisa Barbosa Loureiro - elisabloureiro@hotmail.com

Muitos estudos têm sido realizados com adoçantes artificiais. Segundo esses estudos, os adoçantes, apesar das quase zero calorias, induzem ao aumento de peso. De acordo com a literatura, a principal razão para a ocorrência do aumento de peso seria um aumento na ingestão de alimentos, mas ainda não se definiu claramente como isto ocorre.

Algumas hipóteses têm sido levantadas e uma delas seria que quando consumimos o adoçante, nosso organismo percebe a entrada do sabor doce na boca. Com isso o organismo entende que irá entrar energia (açúcar) e se prepara para isso. Mas a energia não chega às células. O organismo fica pedindo àquela energia que ele sabe que entrou, pois teve um estímulo na boca. Nesse momento nós sentimos vontade de comer mais massas, pães e doces porque a energia vem desses alimentos. Outro fator é que os adoçantes quase sempre estão associados a alimentos com calorias vazias como os produtos zero, light, diet. E o sabor doce é preditivo ao consumo de calorias do alimento. Este dado quer dizer que mesmo consumindo produtos com zero calorias, mas com sabor doce, leva a um maior consumo de calorias porque o corpo não recebeu as calorias que ele “pensou” que havia no alimento com sabor doce consumido. Esta ingestão destes produtos leva então a uma maior ingestão de alimentos, aumento do peso corporal, adiposidade e diminuindo a compensação calórica.

Mas em alguns casos o adoçante artificial deve ser consumido. É o caso dos diabéticos. Não dá para um diabético consumir açúcar. Utilize a sucralose (de preferência) ou o steviosídeo que são naturais e adoçam. Os hipertensos não podem consumir sacarina sódica e ciclamato de sódio, dois adoçantes que contem sal. É importante ficar atento nos rótulos dos adoçantes e evitá-los. Estudos também mostram a relação entre insônia e o consumo de adoçantes. Pessoas que consomem adoçantes artificiais têm alterações no sono, dificuldade para dormir. Outros sintomas ligados ao consumo de adoçantes são agitação, irritabilidade, inchaço, dificuldade de concentração, má digestão e aumento na produção de gases. Quanto às crianças, só devem utilizar adoçantes sob recomendação médica e da nutricionista. Caso contrário, prefira equilibrar a alimentação da garotada em vez de vetar a ingestão de açúcar.

Para quem já está habituado com o uso de adoçantes lembrem-se de não abusar na quantidade. No máximo de 3 a 5 gotas por copo ou 1 sachê por copo. O mínimo possível durante o dia. Assim evitam o acúmulo desse produto químico no organismo que aí sim irá prejudicar a saúde.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade