Que comer salada faz bem para saúde todo mundo sabe, mas entre saber da importância e realmente comer, existe uma diferença enorme. Algumas pessoas amam comer um prato de salada colorido e delicioso, outras acham que é uma tortura, não suportam nem o cheiro. Para as pessoas que não gostam, algumas táticas precisam ser encaradas. É preciso muita força de vontade para mudança de hábito, que deve ser gradativa e para a vida toda.
É freqüente as pessoas comerem saladas cruas e vegetais refogados somente quando “estão de dieta” e é aí que está o grande erro, pois os vegetais são alimentos ricos em vitaminas, em tipos e quantidades diferentes e são ricos em fibras que estimulam a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal, além de várias substâncias que têm sido estudadas atualmente, por trazerem a redução do risco de alguns problemas de saúde. Evite legumes e verduras muito cozidos, pois nesse estado já perderam praticamente todo o seu valor nutritivo.
Utilize a salada como prato único colocando a proteína (frango, peito de peru, atum, ovo cozido, queijo), o carboidrato (grão-de-bico, milho, pão integral torradinho, arroz integral cozido e frio) e gordura (azeite, molho de salada, pasta de queijo ou tofu) junto com os vegetais. Desta forma certamente comerá vegetais com mais prazer.
Uma outra salada que fica bem gostosa é feita com macarrão cozido e frio tipo penne ou fusili, ao qual pode ser acrescentados cenoura ralada, tomate sem semente picado, pimentão, azeitonas e um molho à base de iogurte ou maionese.
Os molhos devem ser servidos à parte, nunca excedendo duas colheres por prato. Um excesso de maionese ou molhos cremosos transforma um prato leve num indigesto concentrado de gordura. Para temperar as saladas prefira azeite de oliva e sal com moderação e limão para substituir o vinagre.
Consuma verduras e legumes diariamente, varie a forma de preparo e, se não gosta de algum tipo, não há problemas, use outro.
Como você pode perceber existem muitas maneiras de consumir folhas no seu dia-a-dia. Além de serem fontes de vitaminas, minerais e fibras possuem pouquíssimas calorias. Então aproveite e encha seu prato de salada! Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário