Nutrição - 9 de janeiro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 08 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Cuidados da gestante no verão

As grávidas normalmente sentem uma série de mudanças físicas, como inchaço ou cansaço excessivo, que pioram com a chegada do verão. Vários cuidados devem ser tomados para que as futuras mamães possam driblar os problemas mais comuns, e aproveitar esse momento tão especial com maior tranquilidade.

Nestes dias mais quentes, a gestante deverá ter atenção dobrada com a alimentação. Não é recomendável o consumo de frituras, açúcares ou alimentos muito gordurosos. Porém, as gestantes podem abusar das saladas frescas, carnes grelhadas e frutas, alimentando-se várias vezes ao dia, em pequenas doses.

As gestantes podem sofrer mais com dores lombares e inchaços pois o útero se expande, ocorre aumento de peso e tamanho das mamas, contribuindo para o deslocamento do centro da gravidade para cima e para frente. O importante é não exagerar no sal. As gestantes devem evitar colocar o saleiro na mesa durante as refeições e, ao preparar os alimentos, lembrar-se de não exagerar nos temperos.

Para se aliviarem do desconforto e das dores, muitas gestantes adotam posturas incorretas, impondo à coluna vertebral e às articulações um esforço excessivo. Esse quadro também tende a prejudicar a circulação sanguínea e, consequentemente, aumentar os episódios de inchaços nas pernas e braços.

Para cada gestante há um tipo mais adequado de atividade, sendo que as mais indicadas são caminhadas, hidroterapia e Reeducação Postural Global (RPG), sendo indicada somente a partir do terceiro mês de gravidez, otimizando o relaxamento da coluna e a liberação da respiração. O objetivo final é diminuir os quadros de dores, aumentar o retorno venoso, a circulação linfática, e diminuir o inchaço durante a gravidez.

Outro fator que causa preocupação são as manchas na pele. O surgimento delas é devido às mudanças nos níveis de estrógeno e progesterona, que aumentam a pigmentação da pele. A acne também tende a surgir ou piorar, já que os hormônios da gravidez aumentam a oleosidade. A exposição ao sol precisa ser branda e a gestante deve usar chapéu e filtro solar com fator de proteção superior a 15, todos os dias.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade