Nutrição - 8 de maio.

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 07 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Importância da Vitamina D

Muitas pessoas conhecem a vitamina D como ‘a vitamina da luz solar’ porque a melhor forma de consegui-la é expondo-se à ação dos raios solares. Ela é uma substância produzida no nosso corpo e pouco fornecida pela dieta.

Ela desempenha papel fundamental na manutenção do organismo, participando da regulação dos níveis de cálcio e fósforo promovendo absorção intestinal e reabsorção renal desses elementos. Também participa na mineralização, formação óssea e afeta inclusive o sistema imunológico. Ela é formada a partir do colesterol como precursor e os raios solares promovem a síntese cutânea desta vitamina, transformando-a em uma forma ativa.

Para manter os níveis adequados no organismo, é preciso unir uma dieta balanceada à exposição solar. Isso porque a vitamina proveniente dos alimentos (chamada de vitamina D2) une-se aos lipídeos (gorduras) e é absorvida pelo intestino. Já aquela sintetizada na pele (chamada de vitamina D3) entra no sistema capilar e é liberada nos tecidos periféricos e uma pequena parte armazenada no fígado.

Os poucos alimentos fontes de vitamina D são peixes (sardinha, salmão, arenque); ostras; óleo de fígado de bacalhau; fígado; ovos; leite e derivados; e cereais. A deficiência de vitamina D pode ser causada pela exposição inadequada à luz solar ou pela falta do nutriente na dieta. Os sintomas de falta de vitamina D no nosso organismo incluem desenvolvimento de osteoporose nos adultos, insônia, nervosismo excessivo e diarreia.

O excesso da ingestão de vitamina D provoca aumento do cálcio no sangue (hipercalcemia), favorecendo o deposito de cálcio nos vasos e eliminação aumentada de cálcio na urina, sendo maior a probabilidade de formação de cálculos urinários. Altas concentrações de cálcio no sangue podem alterar as funções do coração e dos nervos.

Apesar de ser imprescindível para evitar manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele, o uso do filtro solar diminui a absorção de vitamina D, embora não a iniba completamente. Para quem costuma passar o protetor assim que levanta da cama é recomendando tomar sol pelo menos quatro vezes por semana, sempre nos horários mais brandos (até 10h ou depois das 16h).

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade