Benefícios do brócolis
Esse vegetal sempre foi considerado um aliado da saúde, pelos seus nutrientes e estudos comprovando que atua na prevenção ao câncer.
Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa quantidade garante quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço a mais da RDA de vitamina A e de folato. Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre.
O brócolis pode ser adquirido durante o ano todo na maioria dos supermercados e feiras. O congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva.
Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o até ficar crocante e tenro, enquanto que cozinhá-lo em uma grande quantidade de água destrói boa parte das substâncias que combatem o câncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes.
Estudos recentes indicam uma descoberta inusitada: o brócolis pode ser uma alternativa para reduzir os efeitos danosos da exposição solar excessiva. Ao utilizar o extrato do broto da planta, chamado sulforafane, pesquisadores conseguiram reduzir o avermelhamento da pele e as lesões dérmicas ao aumentar a produção de enzimas que protegem as células da radiação. O sulforafane tem sido estudado no combate ao câncer de pele e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o tipo mais frequente da doença e responde por 25% dos tumores malignos no Brasil.
No entanto, o consumo do brócolis não substitui os protetores solares, que impedem que a radiação penetre nas células da pele.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário