Você tem dispepsia?
Dispepsia nada mais é do que a velha conhecida má digestão, ou mais popularmente queimação. Um abuso na quantidade de alimentos, a rapidez com que se alimenta, consumo de alimentos de difícil digestão, bebidas alcoólicas, dentre outros ‘hábitos’ aumentam as chances de sofrer desta patologia tão comum.
Em alguns casos, a dor é tão forte que pode ser confundida com angina e infarto. Fatores emocionais, como o estresse, podem gerar uma produção maior ou menor de sucos gástricos que podem alterar o pH estomacal, produzindo a sensação de desconforto. Por isso, é preciso cultivar a saúde com hábitos saudáveis no dia a dia, beneficiando o seu bem-estar.
O melhor hábito e meio de prevenção desta patologia é a alimentação adequada, evitando os excessos, dando atenção à mastigação e moderando no consumo de bebidas alcoólicas.
A digestão nada mais é do que transformar partículas grandes em pequenas, este processo começa na boca e termina no intestino, tem o envolvimento da saliva, suco gástrico, bile e enzimas. Ao digerir alimentos, o organismo está recebendo nutrientes essenciais para seu bom funcionamento, se a digestão não ocorre de maneira adequada, o fornecimento destes nutrientes fica alterado, consequentemente o alimento se degenera e se transforma em gases, ácidos e outras substâncias venenosas que prejudicam a saúde.
O indivíduo com hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular, alimentação equilibrada, com peso adequado, que não fume e não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes não apresenta sintomas de dispepsia
Evite ficar muitas horas sem comer e inicie seu dia com um bom café da manhã. Reduza o consumo de alimentos gordurosos. Exagerou? Então faça uma caminhada leve ou aguarde alguns minutos antes de sentar ou deitar. Consuma vegetais (frutas, verduras e legumes) em todas as refeições. Alimentos ácidos como o limão, colaboram para o processo de digestão. Seguindo bons hábitos de vida e alimentares você poderá ficar livre da má digestão.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário