Nutrição - 5 de setembro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 04 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Fome ou vontade de comer?

A fome é definida como a sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida. Em casos crônicos, pode levar a um mau desenvolvimento e funcionamento do organismo. No entanto, nem sempre a sensação que temos quando queremos comer um alimento específico é fome, pode ser simplesmente vontade de comer.

Para algumas pessoas a comida serve para aliviar a dor emocional, aplacar a carência, descontar a raiva do trânsito, dos pais, do marido, da namorada, etc. Quantas vezes você já se pegou literalmente comendo os seus problemas? Daí como consequência, vem o excesso de peso e a queda da autoestima, que também no leva a comer mais e entramos em um círculo vicioso de comida, problema, aumento de peso, queda de autoestima, excesso de peso, maior queda de autoestima e assim por diante.

Ceder frequentemente à vontade de comer pode levar ao excesso de peso e à sensação de descontrole. Por isso, a principal atitude é estabelecer uma rotina alimentar, estipulando horários para as refeições principais e, também, para pequenos lanches intermediários.

Se você ficar muitas horas sem ingerir alimentos, é certo que ficará com fome e também com muita vontade de comer, e é provável que você coma qualquer coisa e ainda extrapole nas calorias sem perceber. Mas, isso tem uma solução muito fácil e conhecida: comer de três em três horas. Assim, encontra-se um equilíbrio natural entre fome e saciedade.

O corpo tem algumas necessidades que não podem ser consideradas gula, como a necessidade de comer algo doce após as principais refeições. A sobremesa é fundamental para o desfecho de uma boa refeição, até porque elas são fonte de glicose, que o nosso corpo transforma em energia, ajudando assim no processo de digestão. Claro que não é por isso que as sobremesas calóricas estão liberadas. É importante não exagerar, para não ganhar aqueles quilinhos indesejáveis. Uma dica é alternar frutas e doces nas sobremesas.

Sempre pense antes de comer: é fome ou é só vontade?  Se conseguir identificar, com certeza vai ficar mais fácil resistir às tentações. Porque a fome não dá pra enganar, mas a vontade…

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade