Nutrição - 31 de dezembro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 01 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Verão com boa hidratação!

O verão já chegou e a temperatura começou a subir. Com isso, aumenta a temperatura do corpo. É nesse momento que o corpo elimina o suor, com o objetivo de manter a temperatura adequada do organismo. Com o suor perde-se água e sais minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo.

No calor, a perda de suor de uma pessoa que está se bronzeando na praia, sem se movimentar, pode ser igual a de alguém que praticou 1h de exercício no inverno. Não à toa, o verão é a época do ano em que a hidratação é um tema sempre em evidência. Por isso o ideal é aumentar o consumo de líquidos. Devemos ingerir pelo menos dois litros de água natural, sucos de frutas, chás ou água de coco.

Para quem deseja manter uma boa hidratação e não consumir calorias a mais, prefira os sucos sem nenhum tipo de açúcar adicionado. Cerveja, nem pensar! A primeira sensação é de refrescância, mas quando o álcool entra na corrente sanguínea, ele provoca aumento da temperatura corporal e desidrata. Os refrigerantes também não são recomendados devido ao alto teor de açúcar (versão normal) e por impedir o organismo de absorver alguns minerais.

Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhando espaço cada vez maior como uma alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária. Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras. São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.

Para tornar mais agradável o sabor das misturas, principalmente aquelas onde entram mais legumes e folhas, acrescente frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, como também a maçã e a fantástica cenoura. Lembre-se de não exagerar no número de ingredientes ou então o sabor ficará sem muita identidade.

Para que não percam seus efeitos terapêuticos, é fundamental que os sucos sejam preparados com alimentos frescos, maduros e crus, consumidos imediatamente após seu preparo.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade