Nutrição - 3 de outubro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 02 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Benefícios da abobrinha

Popularmente chamada de legume, é um fruto pertencente à família das abóboras, assim como a melancia, o melão, o pepino e a moranga. Excelente para quem precisa controlar o peso, pois contém 94% de água e 20 calorias a cada 100 g, sendo ainda de fácil digestão e pode ser ingerida nas formas crua, cozida, assada e frita.

Dois tipos de abobrinha são mais comuns no mercado brasileiro: a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço e a tipo italiana, com o fruto alongado sem pescoço. As cores vão do verde bem claro, quase branco, até verde médio com faixas de cor verde mais escuro.

A abobrinha é uma fonte natural das vitaminas A, C e do complexo B, como a niacina que é importante para a eliminação de substâncias tóxicas e a produção de hormônios, e o ácido fólico. Traz ainda elementos importantes em sua composição como potássio, cálcio e o fósforo.

Os melhores preços de abobrinha italiana são encontrados de julho a dezembro e de abobrinha menina de setembro a janeiro.

Com o miolo e casca comestíveis é bastante popular na culinária e faz sucesso nas mais diferentes versões. Desde a mais simples receita, na qual é simplesmente ralada e cozida, até chegar a variações que a introduzem como ingrediente mais que bem-vindo para o preparo de sopas, risotos, suflês, refogados e saladas.

Os frutos são muito sensíveis e se machucam com facilidade, apodrecendo rapidamente nas partes machucadas. Por isto, escolha-os com cuidado, sem apertá-los ou danificá-los com as unhas, e compre-os por último evitando que sejam amassados pelos demais produtos no fundo do carrinho. Escolha os frutos firmes, com a casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas. As abobrinhas devem ter no máximo 20 cm de cumprimento. Quando menores são mais tenras e saborosas.

Na geladeira, podem ser conservadas por no máximo 5 dias. Coloque os frutos sem lavá-los dentro de saquinhos de plástico, na gaveta inferior da geladeira. Se preferir lavá-los antes de guardar, não se esqueça de secá-los com papel toalha ou com um pano limpo. Se houver formação de gotículas de água dentro da embalagem, recomenda-se perfurá-la com um garfo.

Para congelar, lave bem os frutos, seque-os e corte-os em rodelas ou cubos. Coloque os pedaços sobre uma bandeja ou vasilha aberta e leve-os ao congelador até que endureçam. Em seguida, coloque os pedaços congelados em sacos ou vasilhas de plástico rígido e retorne-os ao congelador.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade