Nutrição - 29 de novembro

Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Salmonella: fique atento!

Você já ouviu falar em salmonella? Pois fique sabendo que é uma bactéria que causa intoxicação alimentar por infecção, podendo provocar diarréia, mal-estar, cólicas e, às vezes, febre. O período de incubação da bactéria varia de 8 a 22 horas, após a ingestão do alimento contaminado. Vale a pena lembrar que a intensidade dos sintomas varia de acordo com a quantidade de bactérias presentes no alimento e quantidade ingerida.

A salmonelose, que é a infecção causada pela salmonella, geralmente dura entre 4 e 7 dias. Porém, em algumas pessoas a diarréia pode ser tão forte, que o paciente precisa ser hospitalizado. Nesses casos, a infecção pode se espalhar dos intestinos para a corrente sanguínea, e daí para outras partes do corpo, podendo ser fatal. Idosos, crianças e aqueles com sistema imunológico enfraquecido têm probabilidades de desenvolver quadros clínicos mais severos.

Os alimentos que podem estar contaminados de forma direta por bactérias do tipo salmonella são, principalmente, de origem animal como carnes, aves, leite e ovos. Estes não devem ser ingeridos crus, malpassados ou não completamente cozidos.

Outros alimentos podem sofrer contaminação indireta pelas fezes humanas ou de animais que contenham essa bactéria. A falta de higiene pessoal na manipulação de alimentos e a utilização de esterco em plantações de hortaliças são fatores que podem contribuir para a contaminação dos alimentos. É fundamental verificar sempre as condições de higiene dos estabelecimentos de compras e restaurantes, ler o rótulo dos alimentos e data de validade.

Cuidado com ovos crus que aparecem sem ser percebidos em um grande número de pratos, como maionese caseira, gemadas ou mousses. Estes pratos devem ser evitados. Como alternativa para estas receitas, podem ser utilizadas gemas pasteurizadas de ovos. No caso de bolos, suflês, cremes cozidos, receitas que também levam ovos crus, o consumo pode ocorrer sem preocupação, pois o calor do fogo enquanto a receita está sendo preparada mata a bactéria salmonella e também outros microorganismos.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade