Nutrição - 28 de novembro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Queime calorias com alimentos termogênicos!

Você já ouviu falar em alimentos termogênicos? Esses alimentos possuem um efeito térmico ou termogênese que induzem o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo.

O efeito térmico do alimento varia conforme a composição da dieta, sendo maior após o consumo de carboidratos e proteína do que após a ingestão de gordura. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e, por consequência, maior o gasto de calorias. Por outro lado, o alimento com baixo efeito térmico é consumido mais rapidamente e provoca um aumento no depósito de gordura.

Os termogênicos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Por gerarem uma demanda calórica, a simples inserção desses alimentos na dieta diária pode ajudar na perda de peso. Mas os alimentos termogênicos, por si só, não ajudam nessa tarefa. É preciso fazer uso de uma dieta equilibrada. O que não adianta é consumi-los em situações ‘de emergência’, quando se precisa perder peso rapidamente. Os efeitos só aparecem quando os termogênicos são consumidos frequentemente.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa: gengibre, pimenta vermelha, canela, linhaça, soja, brócolis, kiwi, laranja, água de coco, mostarda, vinagre de maçã, aspargos, guaraná, cafeína, chá verde, aspargos, fontes de ômega 3 (atum, sardinha e salmão, por exemplo), couve, acelga e até derivados de chocolate. Basta uma pequena quantidade deles por dia. Para que os efeitos sejam sentidos, no entanto, é preciso passar por uma reeducação alimentar: o ideal é adotar uma alimentação saudável, longe de gorduras, frituras e açúcares, que dificultam o processo e fazem mal à saúde.

É importante ressaltar que a ingestão exagerada destes alimentos pode não oferecer o efeito desejado. O consumo demasiado destes alimentos pode trazer dores de cabeça, insônia, problemas digestivos, tonturas e outros problemas. Por isso é importante a orientação e o acompanhamento de um profissional nutricionista que irá avaliar, de acordo com as características do indivíduo, a quantidade correta de alimentos termogênicos que deverão ser acrescentados a uma dieta balanceada.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade