Aceita um café?
Nada como uma boa xícara de café. Pode ser expresso, coado, com leite. O cafezinho dá disposição pela manhã, tira aquela sonolência que às vezes surge depois do almoço, além disso, pode melhorar o humor e prevenir a depressão. Essa bebida é apreciada em todo o mundo, fazendo parte da rotina diária de pessoas de diferentes lugares. Fala-se muito sobre os males da cafeína para quem a consome diariamente. Será mesmo o cafezinho um inimigo? Ele possui alguns benefícios, se respeitadas as quantidades recomendadas?
Alguns estudos apontam que o consumo moderado de café pode fazer bem ao cérebro, pois a cafeína estimula o sistema normal de vigília com a elevação da atividade dos neurônios, aumentando a atenção, a concentração e a memória. Ou seja, o café melhora a atividade intelectual.
A bebida pode reduzir o colesterol, auxiliar no combate a doenças coronarianas, proporcionar efeitos antidepressivos, proteger contra o diabetes do tipo 2 e desenvolver ação antioxidante. É rico em minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares, ácidos clorogênicos e, ainda, vitamina B3. Há também em sua composição substâncias anticancerígenas, como os polifenóis antioxidantes e o cafestol, capazes de prevenir os cânceres de cólon e de próstata.
Para os atletas, mais benefícios. O consumo diário de café auxilia na produção de endorfinas e encefalinas, melhorando suas performances.
Porém, apesar de todos esses benefícios, é preciso ter cautela com o consumo excessivo de café. O limite recomendado é de quatro xícaras de café (100 ml) por dia. Também não é recomendado consumir a bebida logo após as principais refeições, pois ele contém substâncias que prejudicam a absorção de nutrientes.
Pessoas que possuem doenças como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera péptica, palpitações devido a arritmias cardíacas, hipertensão arterial ou doença isquêmica do coração devem ter cuidado no consumo de café, pois ele pode agravar os sintomas ou a doença, principalmente se consumido em excesso.
Cada pessoa deve buscar qual dose diária de café que a satisfaz, sem trazer ansiedade ou taquicardia. Lembre-se que o café é uma bebida diurna, que ajuda nas atividades do dia, mas seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário