O que fazer após o carnaval
O saldo do carnaval normalmente é: muito cansaço, pouca energia, intoxicações alimentares para alguns, mudança dos hábitos alimentares para outros e desidratação. Se você abusou da comida e da bebida neste carnaval, uma alimentação leve pode ajudar a diminuir o mal-estar.
Para que o organismo se recupere de tanta agressão, é importante que nos dias seguintes seja feito repouso e uma alimentação adequada à base de alimentos e bebidas leves. O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados do cardápio, além de alimentos refinados, ricos em sal, cafeína, açúcares e aqueles providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde.
É importante ter uma boa noite ou dia de sono. O ideal é dormir de 6 a 8 horas ao dia, para se regenerar.
Consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, tais como frutas, verduras e legumes. Eles possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes perdidos no suor. Dê preferência aos alimentos fontes de vitaminas antioxidantes (vitaminas A, E e C) que diminuem a ação prejudicial do aumento de radicais livres (substâncias oxidativas) ocasionada nesta condição de maior desgaste físico. Exemplo: cenoura, mamão, abóbora, agrião, couve, espinafre e brócolis, óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais e os vegetais de folhas verdes, frutas cítricas como laranja, limão, acerola, entre outras.
Tome muito líquido durante o dia (pelo menos 2 litros). Vale água, água de coco e chás sem açúcar. Uma dica preciosa é consumir chá verde, que por ser diurético, ajuda na eliminação de toxinas pelo corpo mais rapidamente.
Após o processo de desintoxicação e recuperação, é importante manter a alimentação equilibrada, que oferece todos os nutrientes que o organismo necessita para a manutenção do peso corporal, além da saúde física e mental.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário