Vamos evitar os exageros na Páscoa!
Com a chegada da Páscoa, a abundância de comida, chocolates e outras guloseimas
trazem à tona a preocupação com o corpo, exigindo uma atenção maior para evitar os quilinhos indesejáveis. Se for consumido de forma equilibrada, o chocolate pode ser um protetor para as doenças do coração. Porém, se o consumo for exagerado, ele pode causar sérios problemas à saúde.
Do ponto de vista nutricional, o chocolate pode ser considerado nutritivo desde que consumido com moderação. É fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e potássio. O problema está na grande quantidade de calorias derivadas da gordura e açúcar. Para se ter ideia, comer 100 gramas de chocolate ao leite é a mesma coisa que comer um hambúrguer com batatas fritas pequenas e um copo pequeno de Coca-Cola.
Resistir ao chocolate pode parecer tarefa impossível, mas, apenas quem tem problemas sérios de saúde não pode ingerir o doce neste período. A nova linha de chocolates light – com menos gorduras e açúcares que os ovos diet – facilitam a vida dos diabéticos e de quem está tentando evitar os quilinhos a mais. Já os ricos em cacau (o teor deve ser mais de 70%) são repletos de antioxidantes como os polifenóis, que protegem o corpo contra uma série de doenças.
Para não ter nenhum problema de saúde, alguns cuidados devem ser tomados no momento da compra. Ações simples, como observar se os ovos de páscoa estão armazenados em locais frescos e arejados e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas
Não devore o ovo inteiro em um só dia, pois o estômago não consegue digerir todo o açúcar presente no chocolate, e com isso o manda para o intestino, onde as bactérias vão agir. Como a fermentação desencadeada por elas gera compostos estranhos, o corpo manda água ao local para dissolvê-los, ocasionando diarreia.
Prefira o chocolate amargo ou ao leite, porque ambos trazem benefícios ao organismo. Evite consumir chocolate branco que por não conter massa de cacau acaba não proporcionando benefícios. Opte pelo ovo de páscoa pequeno. Fuja dos ovos com avelãs, mousse, marshmallow e crocante, pois eles engordam muito mais.
Não é difícil perceber que as crianças estão cada vez mais preocupadas com o brinquedo que vem dentro do ovo do que com o chocolate, e essa percepção pode ser usada em favor da boa alimentação. Quanto mais tarde o chocolate e doces em geral forem apresentados à criança, melhor e menos complicações futuras ela terá.
Dá para agradar os pequenos evitando que os exageros da Páscoa façam mal à saúde e ao bolso. As crianças podem receber o ovo de chocolate pequeno e outros produtos que remetam à data festiva. Jogos, livros, atividades (recortes, pinturas, colagens) e brinquedos educativos podem substituir parte do chocolate.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário