Elisa Barbosa Loureiro
elisabloureiro@hotmail.com
Presente no café da manhã de muitas pessoas, o mamão é uma fruta que apresenta muitos benefícios para nossa alimentação.
O mamão pode ser consumido diariamente para ajudar a equilibrar o organismo. As duas variedades da fruta existentes no Brasil são o Papaia e o Formosa. O Papaia, mais consumido, é menor e mais adocicado. Mas os dois tipos têm propriedades nutritivas similares.
Quando maduro e consumido ao natural, o mamão é um excelente alimento, pois a polpa é muito rica em nutrientes. Contém grandes quantidades de sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio) e vitaminas A e C. Além disso, também contém papaína, uma substância importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo. É uma fruta com propriedades laxativas e calmantes, sendo indicado às pessoas que têm estômago delicado, que estejam fazendo regime de emagrecimento ou que desejem manter o peso.
Existem estudos relatando que o uso de sementes do mamão tem ação contra vermes. A ingestão das sementes auxilia o funcionamento intestinal pelo fato de que elas contêm fibras solúveis e insolúveis na sua composição.
O mamão bom para consumo não deve ter rachaduras, partes escuras ou machucadas nem picadas de insetos. A casca deve estar bem firme e limpa. Se o mamão ainda estiver verde, embrulhe em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro. Não risque a casca da fruta com uma faca ou com garfo para que saia o leite, pois essa substância contém muitos nutrientes que dão sabor à fruta. Se o mamão já estiver maduro, coloque na geladeira, o mais longe possível do congelador. O leite de mamão serve para amaciar carnes duras. Passe sobre a superfície da carne e deixe descansar por algum tempo. A safra do mamão ocorre durante os meses de maio, junho, agosto e de outubro a dezembro, mas a fruta pode ser encontrada o ano todo.
O mamão pode ser consumido de várias formas: puro (in natura), em sucos, saladas, sobremesas, doces, entre outras. Então crie sua receita e comece a incluir o mamão nas suas refeições.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário