Como se comportar em ocasiões especiais? - Parte II
Em casa, longe das guloseimas tentadoras, é fácil manter a linha. A gente corta daqui, compensa dali e a dupla grelhado e salada garante a dieta. Quando é preciso comer fora, porém, a coisa muda de figura – e começa uma verdadeira prova do quanto você incorporou os princípios da nova alimentação à sua vida.
Durante o dia, antes de ir à pizzaria, mantenha sua dieta habitual, sem pular nenhuma refeição, e principalmente, não se esqueça de fazer o lanche da tarde, para evitar que você fique com muita fome para o jantar. Coma, se possível, uma salada de entrada, para aumentar a saciedade e consequentemente a gula para comer pizza.
Evite bordas recheadas e não coloque mais azeite sobre a pizza, nem queijo parmesão. Evite pizzas com recheios muito gordurosos, como calabresa, catupiry, cheddar, bacon, pepperoni e mesmo aquelas que levam ingredientes fritos (berinjela, abobrinha). Procure sempre adicionar à sua pizza um alimento do grupo das hortaliças: rúcula, escarola, palmito, champignon, brócolis.
Deixe as pizzas doces somente para ocasiões muito especiais e, se possível, evite a de chocolate/ brigadeiro. Se não resistir à tentação, atenha-se apenas a uma fatia. E como a pizza já é a extravagância da noite, evite bebidas muito calóricas (vinho, refrigerante, cerveja).
Em barzinhos, evite petiscos fritos, como coxinhas, empadinhas, pastéis, lula à dorê, isca de peixe à milanesa, provolone à milanesa, bolinhas de queijo, polenta frita, batata frita, mandioca frita. Prefira queijos mais magros (minas, mussarela de búfala), bruschetta com tomate fresco e manjericão, filé fatiado, canapés.
Cuidado com pratinhos de amendoins, castanhas, pistaches e nozes. São gorduras monoinsaturadas, boas para o coração, mas engordam.
Em um restaurante árabe, prefira os salgados assados aos fritos. Uma boa sugestão é comer o quibe cru e não o frito, mas cuidado com o excesso de azeite para o tempero. Evite muito pão com patês.
Abuse das saladas e tabule, experimente abobrinha recheada de carne e manere na porção de arroz e charutinhos com arroz. Evite os doces árabes, ricos em nozes e mel. Caso não consiga, arrume alguém para dividir a porção.
Depois de qualquer ocasião especial, retome, na refeição seguinte, à sua reeducação alimentar. Para ter uma dieta saudável é preciso boas escolhas. Seguindo estas dicas, você começará a perceber o quanto é importante manter uma boa alimentação para garantir uma perda de peso saudável e que vai durar para a sua vida toda. Até a próxima semana!
Elisa Barbosa Loureiro, nutricionista,
atua como consultora em empresas de alimentação e restaurantes, formada na Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio)
Deixe o seu comentário