Nutrição - 22 de maio.

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 21 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Pinhão: gostoso e nutritivo!

Famoso nas festas juninas e no sul do país, o pinhão é apreciado como aperitivo e ingrediente de pratos salgados e doces. Nutritivo, incrementa o cardápio e faz bem para a saúde. Conheça mais sobre o alimento e veja como tirar o melhor proveito dele.

O pinhão tem propriedades que são benéficas para a saúde. Além de delicioso, ajuda a minimizar o risco de câncer por conter manganês, zinco, ferro, fibras e vitamina E, dentre outros componentes. O fruto auxilia no controle do colesterol e diabetes, age contra a fadiga e é muito eficaz para estimular a libido. No entanto, como todos os frutos secos, o pinhão também deve ser consumido com moderação, pois na sua composição existe muita gordura, algo em torno de 50%. O tipo de gordura existente no pinhão é denominada ‘gordura boa’ (insaturada) de mais fácil digestão que as da carne (saturadas).

A única restrição do consumo de pinhão é para crianças menores de 2 anos, por ser um alimento muito ‘forte’ e formador de gases. Para crianças com mais de 2 anos, o pinhão deve ser ofertado em pequenas quantidades para ver se ela não tem alergia ou alguma intolerância ao produto, mas não se pode esquecer que o consumo não deve ultrapassar a quantidade de cinco a sete unidades por refeição.

Uma boa dica é usar a panela de pressão, para que fique pronta mais rapidamente. Outra opção é cozinhá-lo no fogão a lenha, apesar de ser mais demorado, mas a espera compensa pelo sabor e aroma do alimento.

Outra forma de preparo é assar o pinhão em cima da chapa do fogão a lenha, virando-o até ficar com a casa dourada, ou até perceber que a casca está soltando da polpa. Cozido ou assado na brasa, ingrediente de diversos pratos e aperitivo delicioso quando servido sozinho, este alimento é muito requisitado nesta época do ano, em especial nas festas juninas.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade